terça-feira, 7 de maio de 2019

Redes Sociais – Dr Wagner Pedro


Hoje o tema vai ser redes sociais. Espero que seja útil para você e que você possa fazer os ajustes necessários, para que você possa usar essa ferramenta que a gente tem hoje em dia de uma forma produtiva e não confusa, gerando desequilíbrio na sua vida.
Vamos falar de redes sociais, primeiro queria te fazer uma pergunta como é que você lida com as redes sociais no seu dia a dia? Elas fazem parte do seu dia como um momento de lazer durante o descanso? Ou ela faz parte do seu dia a dia o tempo todo e o tempo todo você tem que está acessando? O tempo todo você tem que está vendo o que está acontecendo lá? Quem está fazendo o quê? Respondendo as mensagens rapidamente? Como você lida com as redes sociais? Se faça essa pergunta agora, se questione agora nesse momento, qual é a sua relação com as redes? Ela uma relação saudável? Uma relação que não atrapalha nas relações interpessoais? Ela não atrapalha na sua produtividade? Ela não tira sua concentração? Ou ela já tem o efeito mais nocivo aí na sua vida, tirando você do aqui e agora? E impedindo você de se relacionar com as pessoas ao redor com qualidade? Impedindo você de se concentrar em fazer algo? Seja no trabalho, ou seja, na vida pessoal.
Dependendo de como respondeu as perguntas acima, vai servir de base para que você faça os ajustes se necessários, e para que sua utilização das redes sociais seja mais produtiva.
Eu vou falar um pouquinho de mim, porque ultimamente tenho utilizado muito a Internet, WhatsApp, Instagram e YouTube, e percebo o quanto às vezes isso também tira um pouco do meu foco, porque como é algo muito acessível eu ainda estou aprendendo a lidar com essa novidade.
De certa forma as redes sociais é uma novidade, dependendo da sua idade, você vai lembrar de um período que não existia nada disso, então as pessoas, geralmente as de antigamente estão acostumadas a fazer uma coisa de cada vez, e mesmo que tentasse um monte de coisa ao mesmo tempo, existia um certo controle das atividades.
Porém as redes sociais tirou isso de nós, ficamos o tempo todo distraídos, e isso parece se tornar cada vez uma rotina diária, e eu por exemplo, acho que estou ficando cada vez mais dentro disso e precisei, em um momento parar e dividir o meu tempo, levando em conta que isso também faz parte do meu trabalho, atender, responder dúvidas dos meus clientes, agendar horário e tudo mais, e eu tive que organizar isso porque eu comecei a perceber que estava ficando mais ansioso, mais agitado, com dificuldade de me concentrar às vezes no trabalho e em algumas outras coisas.
As vezes de domingo com a minha família, de repente me via respondendo o WhatsApp de um cliente ou acompanhando aquele post que eu fiz para a rede social e aí eu queria ver como é que ele tinha repercutido para as pessoas, se alguém tinha respondido alguma coisa, curtido ou comentado, então comecei a perceber que o meu trabalho dentro das redes sociais acabou tomando uma proporção grande na minha vida pessoal também. Então eu precisei realmente colocar regras, como horário para desligar celular, eu não sei se você já viu mais no Instagram existe cronômetro que você pode colocar o tempo, ele te avisa, então eu estabeleci limite, e ele me avisa “você já chegou ao seu limite de uso” e tudo mais. [Passo a Passo para por temporizador no Instagram: 1-Configurações, 2-Sua atividade e 3-Definir lembrete diário].
Quando a gente fica 5 minutos vendo às redes sociais a gente não percebe que sente um monte de emoções ao mesmo tempo, numa fração de tempo muito rápido, de um momento para outro, você vê um post que te deixa triste, por exemplo, que você viu que, por exemplo, as geleiras estão derretendo isso está impedindo os ursos de ter um lugar para ficar, e como você é um ambientalista, isso lhe aborreceu, e de repente você passa para o próximo post que te deixa preocupado com alguma outra situação, daqui a pouco no próximo post você fica super feliz, passa para outro, e aparece uma coisa que de repente te faz se comparar e se colocar no lugar menor que outra pessoa, enfim, e a gente passa de um post para outro numa velocidade que o nosso cérebro não consegue acompanhar, e as nossas emoções muitas vezes ficam tão exacerbadas, tão misturadas dentro da gente, que a gente se sente confuso.
Você se sente confuso no seu dia a dia? Porque talvez essa confusão que eu vejo muitas pessoas se sentirem, esteja relacionado à questão das redes sociais, ocupando um lugar na nossa vida, até porque gente não estava acostumada antes, e o uso sem nenhum controle agrava ainda mais, se vai ao banheiro leva o celular e fica lá, você já fez o que tinha que fazer, mas o celular está por lá, então até que ponto essa nossa relação com as redes sociais é sadia? Eu não estou dizendo você tem que parar de ter, eu só acho que hoje em dia é praticamente quase como uma obrigação ter mídias sociais, faz parte principalmente para quem trabalha e usa as redes sociais para divulgação,  eu acho que isso tudo faz parte,  mas eu acho também, que a gente pode se permitir e experimentar uma forma diferente de lidar com as redes, colocar regras, como tempo de uso, colocar de repente uma lista de prioridades, fazer uma faxina no facebook, instagram e começar a seguir só pessoas que realmente fazem sentido para nós,  pessoas ou instituições que estimulam a criatividade, desenvolvimento pessoal, que ajuda a gente a ser a melhor versão de nós, e não pessoas que geram comparação com a gente, pessoas que geram e que postam coisas tristes, dramáticas e tragédias , porque eu acho que isso aí a gente pode ver em qualquer lugar.
Eu te proponho a fazer essa faxina como exercício de hoje, faça realmente essa faxina depois vá para o WhatsApp, e faça o mesmo, eu tinha 683 contatos, agora deixei apenas 231 contatos, temos que saber dividir amigos, de colegas e prestadores de serviços.  Outra coisa, eu mais do que ninguém, sei como que é difícil de definir no WhatsApp o que é importante do que é urgente,  então no WhatsApp o que eu vou responder? Quem eu vou responder? Quem é realmente importante? Minha família? Meu chefe? Meus clientes? Definindo essas coisas vou saber quem devo responder na hora e quem posso responder depois do o horário que eu estipular, a não ser claro que a pessoa queira alguma ajuda inadiável, porque de um modo geral às vezes a gente se vê respondendo uma mensagem irrelevante, como por exemplo, uma piada, e em um momento inoportuno,       quando você está fazendo o que é extremamente importante para você, ou quando você está com sua família, ou quando está tomando um café com um amigo ou mesmo trabalhando, ou quando deitei para descansar, dai to lá, respondendo uma mensagem de alguém me convidando para fazer alguma coisa no sábado e hoje ainda é segunda por exemplo, e eu estou tratando isso com essa emergência, aqui resolvendo isso, sendo que me desconcentrou totalmente e me tirou do meu foco, dai a gente se pede no nosso dia, a gente perde o foco é fica difícil colocar prioridade, e tudo vira urgente e emergencial.
Então o exercício para hoje, primeiro se questione como é que está a sua relação com as redes? Qual a média de tempo que você fica por dia nas redes sociais? Tenta calcular aí quanto tempo mais ou menos que você fica nas redes, quem você segue nessas redes sociais, todas elas: YouTube, Instagram Facebook, WhatsApp. Outra coisa, você tem que começar a fazer uma faxina, só deve ficar quem te inspira, quem te faz se desenvolver, quem te faz sentir coisas boas.  No WhatsApp  determinar, que horas que vou responder as pessoas? Quem é prioridade para mim, que eu vou eu vou responder na hora? Quem eu vou responder ao longo do dia? Quem não for urgente vou responder depois das 18h horas, por exemplo, ou no meu caso só respondo assuntos de trabalho em horário comercial e por último, faça os ajustes que você acha que você precisa fazer, você está ficando muito tempo nas redes sociais, então começa a colocar limites, começa a colocar o horário para desligar o celular, você vai ver como é difícil, às vezes depois do horário você vai querer dar uma espiadinha, mas com esforço você consegue, e uma dica final também, não começar o seu dia vendo as redes sociais porque o seu cérebro ainda está acordando, a gente ainda está com o corpo acordando, de repente a gente bombardeia o cérebro de informação vai dar sobrecarga, porque o que acontece em 5 minutos que você está nas redes sociais, é um bombardeio de informações e o cérebro não está preparado para isso e as nossas emoções ficam confusas quando a gente se pega muito tempo ali distraído, sentindo tudo que aquele monte de emoções em frações de segundo.
Começa a fazer isso por uma semana e nota diferença na sua vida, em termos de concentração, de foco, melhora do cansaço. Vamos estar nas redes sociais de uma forma mais produtiva e positiva, usando para ajudar as pessoas e não como ferramenta de estresse e ansiedade na nossa vida. Um forte abraço e boa semana, a gente se vê muito em breve nosso o nosso próximo encontro. Fica com Deus. Wagner Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...