quarta-feira, 24 de abril de 2019

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS – DR WAGNER PEDRO


Hoje eu queria propor na verdade uma nova perspectiva para você com relação às doenças físicas, um novo olhar diante das doenças físicas, eu estudo isso a mais de 10 anos, praticamente desde adolescente. Não tem como separar o corpo da mente, porque realmente a gente não consegue deixar nossa mente em casa para o nosso dia a dia. A gente está o tempo todo experimentando tudo na vida com a nossa mente, e tudo que a nossa mente pensa e acredita isso reflete no nosso corpo. O que eu queria na verdade trazer para vocês hoje era que a gente conseguisse enxergar a doença como uma mensageira, como se fosse realmente um mensageiro que viesse até nós e nos desce alguma dica sobre o que a gente está fazendo de errado na nossa vida ou ajustes que a gente pode estar fazendo e que realmente nos ajude a lidar com a nossa vida de uma maneira mais saudável, a doença as vezes vem nos dizer que alguns pensamentos que a gente tem mantido na nossa mente, algumas situações que a gente vem remoendo na nossa mente, tem sido nocivo para nós. A gente sempre ouve sobre fazer boas escolhas na hora de se alimentar e fazer boas escolhas no seu tempo, de separar um tempo do seu dia para praticar exercício físico movimentar seu corpo, isso é fundamental para sua saúde mental e física, mas eu costumo dizer que se você continuar alimentando a sua mente com pensamentos negativos, com ideias aterrorizantes sobre tudo o que está acontecendo, se você continuar enchendo a sua mente com jornais que só mostram a tragédia, isso vai acabar sendo muito mais nocivo do que qualquer outra coisa que você possa vir fazer na sua vida, então é muito importante que a gente cuide muito das nossas escolhas alimentares, exercícios tudo mais e também dos nossos pensamentos.
 Eu quero te propor essa nova perspectiva, olhar a doença como um mensageiro, se você tiver algum sintoma hoje na sua vida, uma dor de cabeça, uma insônia, uma gastrite, indigestão, alguma dor em algum ponto do seu corpo, eu quero que você ouça esse áudio, pensando nessa dor que você está vivenciando, isso vai te ajudar a enxergar essa dor como a mensageira, e com certeza no final desse texto você vai conseguir criar um novo caminho para sua vida e quem sabe curar essa dor ou desconforto que você está sentindo. Você deve ter ouvido que isso que você está sentindo é normal, afinal de contas, quem nunca ficou nervoso antes de fazer uma viagem, antes de fazer uma prova, e a gente acaba tendo sintomas físicos por conta disso. Porém eu escrevi no início do texto, que nosso corpo e nossa mente trabalham juntos, não tenho como trabalhar em separado e as nossas células os nossos órgãos os nossos tecidos, todo nosso organismo de um modo geral ele não pode interpretar uma situação que está acontecendo com a gente no trabalho na família no relacionamento amoroso, ele não tem como fazer, isso que está dentro de nós depende da nossa interpretação, a gente interpreta e o nosso corpo, nossas células, nossos olhos, absorvem a sua interpretação e reage aquilo da maneira deles, então como é que a gente interpreta as coisas na nossa vida? A gente interpreta na velocidade da luz? Não temos tempo para pensar às vezes? Algo acontece e automaticamente já é interpretado àquilo que aconteceu como ruim, trágico, horroroso, o fim do mundo? Ou o começo de algo novo? Isso tudo é muito rápido e isso tudo é baseado na nossa educação, nessa forma de enxergar a vida, nas nossas experiências passadas, baseado no que a gente assiste, no que a gente lê, razão pela qual é importante a gente conhecer a nossa história, para que a gente possa entender com qual lente estamos enxergando a vida e como é que eu posso mudar essa lente, tirar esses óculos e colocar outros óculos, a gente precisa conhecer a nossa história e saber o que a gente deve assistir e tudo mais, porque isso interfere na nossa rotina, se ela vai ser uma rotina motivadora, uma rotina saudável, uma rotina completamente cheia de energia.
E muitas vezes estamos doentes pela falta do autoconhecimento, por isso que eu tanto falo disso aqui com você, porque é quando a gente entende a nossa história, é que a gente consegue mudar nossa forma de enxergar nossa vida, e se a gente não muda nossa rotina a gente não vai ter energia no trabalho, não vou ter mais disposição, não vou ter mais paciência com as pessoas, e tudo isso reflete na nossa história, na nossa saúde física. É aí que a doença vem mostrar para você que de repente uma interpretação que você está dando para determinada situação na sua vida está sendo nociva, está sendo inflamatória, está sendo dolorida, esta sendo desconfortável de alguma forma, por isso que é tão importante que a gente use nossa intuição também, para observar o nosso corpo. Claro que não falo sem ter feito uma pesquisa, existe grandes mestres nesse tema, como Louise Hay e Cristina Cairo, são grandes referências.
Vou esperar você observar o seu corpo, talvez o corpo esta gerando alguma informação, criando uma gastrite no estômago. Então se a gente for por esse caminho lógico, devemos pensar, será que eu não estou digerindo alguma coisa na minha vida? O que será que está tão difícil de engolir? E que fica ali inflamando, fica ali remoendo de alguma maneira, ou uma dor de cabeça, o que eu estou fazendo na minha vida que está gerando excesso de pensamentos? O que está gerando esse desconforto, essa dor, que tipo de pensamento eu tenho cultivado na minha mente que tem gerado essa dor?  A gente pode ir por esse caminho, talvez o sinal seja uma dor nas costas, o que será que eu estou fazendo na minha vida? Que tipo de pensamento que eu tenho na minha vida que tem tirado essa minha base?  O que tem me desequilibrado de alguma maneira? O que tem gerado dor? Então a gente pode olhar para tudo isso de uma maneira muito intuitiva e eu trouxe apenas alguns exemplos aqui, algumas questões do dia a dia que eu vejo que é mais frequente, a gastrite pode ser gerada por uma incerteza prolongada ou sensação de autocondenação, em algum momento da sua vida ou alguma incerteza que você tenha vivido nos últimos tempos, então procure aí quais são as causas, dor de cabeça atrás na nuca pode ser muito autocrítica, medo incerteza prolongada, um pensamento inflamado que pode estar acontecendo aí, alguma coisa que fica aí quente à noite pegando fogo, você não consegue nem dormir, então só esses exemplos estão suficientes, mas busque aí dentro o seu sintoma, vamos fazer aqui um passo a passo para você usar.  
Então a primeira coisa que você vai fazer é investigar esses sintomas, que você está vivenciando, fique em silêncio e se pergunte quais seriam os pensamentos que criaram isso em mim? Medite nessa pergunta deixa um caderninho do lado, assim que abrir os olhos escreve nele, dai lê em voz alta repetidas vezes que você está disposto a soltar esse pensamento da sua consciência. Vamos supor que você pense, “eu sou uma péssima mãe” dai você pode criar um novo padrão como, por exemplo, “estou aprendendo a cada dia como ser uma mãe melhor”.  E aí começa a repetir esse novo padrão várias vezes na sua vida, coloca um alarme, post-it na sua casa, no espelho, e vai repetindo isso, e faça novas escolhas, por exemplo, se a gente está falando de uma gastrite, faz novas escolhas alimentares, coisa melhor do que você tem ingerido, vamos também cuidar disso, para que a gente possa fazer um tratamento integrado, e por último tenha certeza de que você está num processo de cura e isso é muito importante, quando eu me abro para entender a mensagem que essa doença tem para mim eu já automaticamente entrei no processo de cura. Não vai ser um passe de mágica, assim como esses pensamentos que você vem cultivando na mente, não vai sumir do dia para noite, eles muitas vezes são de muitos anos, mais compreenda que você entrou nesse caminho e a partir do momento que você entra nesse caminho dificilmente você volta. E se voltar vai voltar com a consciência totalmente diferente, então minha proposta para você é começar a enxergar os seus sintomas, essas doenças como mensageiros para você, para trazer mensagens que você precisa prestar mais atenção na sua vida e isso com certeza vai ajudar você a enxergar a vida de uma maneira muito diferente, eu espero ter de alguma forma contribuído para que você viva uma vida mais saudável, mais feliz e mais consciente ok. Obrigado por ficar comigo até aqui e a gente se vê no nosso próximo encontro. Abraço, Wagner Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...