quinta-feira, 4 de abril de 2019

Ansiedade – Dr Wagner Pedro


Hoje o tema é ansiedade, e não sei se atinge a sua vida, mas eu sei que atinge muitas pessoas no Brasil, que está entre os países mais ansiosos, e segundo pesquisas as mulheres as mais ansiosas do mundo.
Eu acho que realmente é um tema que a gente precisa aprofundar, é um tema que gera muito sofrimento para quem sente, ou melhor, para quem lida com a ansiedade de uma forma negativa. Então hoje eu queria na verdade primeiro propor uma reflexão para você de como você pode lidar com a sua ansiedade e também quero propor uma atividade no final para você fazer, que eu tenho certeza que vai ajudar muito você.
Quero te propor que você tenha uma visão um pouco diferente a partir de hoje sobre essa emoção que a gente julga tanto, que a gente recrimina tanto, e que muitas vezes pode ser o bote salva-vidas na nossa vida. Ela pode sim virar um transtorno, mas eu ainda acho que ela gera mais transtorno na nossa vida porque a gente precisa prestar mais atenção em nós mesmos, então primeiro a gente tem que entender que a ansiedade é uma emoção como qualquer outra, como alegria, como raiva, como tristeza, como vergonha, ela é uma emoção que a gente sente perante algum pensamento ou alguma situação que a gente está vivendo ou que está experimentando no momento, ou seja, é uma reação que a gente tem diante de um fato ou de um pensamento, ela é como qualquer outra emoção, ela tem a ver com a nossa percepção da vida, sobre a nossa percepção de nós mesmos, sobre a percepção do que acontece com a gente, e essa percepção ela é moldada na vida da gente ao longo do tempo, e vamos aprendendo a ser ansiosos, e a gente vai aprendendo a lidar com as situações da nossa vida com pensamentos acelerados, que gera então a ansiedade, ou seja, de certa forma é um comportamento aprendido, a gente aprende a reagir a situações e a reagir a nossos pensamentos precipitadamente, ao invés da gente apenas observar de longe.
A ANSIEDADE ACABA SE CASANDO COM O MEDO, E APENAS O AUTOCONTROLE PARA FAZER O DIVÓRCIO...daí a gente lidando de forma errada com a ansiedade, começa a ter um monte de outras emoções juntas, mas não precisa chegar nesse ponto, à gente pode observar a ansiedade como a gente observa outras emoções. A gente tem facilidade para lidar com algumas emoções e mais dificuldades para lidar com outras, mas não porque nascemos com algum defeito, mas é o que aprendemos no decorrer da vida, aprendemos a lidar melhor com determinadas situações e não apreendemos a lidar com outras tão bem assim, por isso que algumas pessoas lidam com ansiedade de certa forma e outras pessoas de outra, não quer dizer que você nasceu com defeito.
Eu ainda acredito que podemos ter uma tendência natural, como a gente tem tendência para algumas doenças, na nossa família pode ter uma tendência a ansiedade, mas a gente só vai despertar essa reação da ansiedade se a gente não aprender a lidar com ela.  
Devemos aprender a lidar com a nossa vida, sem reagir tanto, sem ficar tão apavorado com algumas situações, ou com alguns pensamentos, porque para algumas pessoas a situação paralisa e para outras não, porque a percepção que a gente tem da vida é diferente para cada individuo, é a percepção que a gente tem dos fatos e dos pensamentos que são diferentes, o meu jeito de perceber é um, o seu é outro, isso faz parte da história de cada pessoa, isso é criado no decorrer da história de vida de cada um, com a questão da criação, da cultura, e tudo mais, mas então como é que a gente pode lidar com ansiedade?
Vamos ao que interessa, primeiro a gente precisa aprender sobre o nosso manual de crenças, ideias, e de traumas, que fazem com que a gente reaja a situações e pensamentos de uma forma nociva, a gente precisa conhecer nossa história, para a gente poder se conhecer, fica uma dica, faça um diário de ansiedade, que significa observar os momentos do dia em que você se sente ansioso, e anotar os pensamentos, as sensações físicas, as memórias que vem na sua mente, você vai perceber que quando você começa a observar a ansiedade, ao invés de reagir a ela, você tem um monte de aprendizado sobre a sua história, com isso você vai começar a perceber na verdade que muitas vezes, você está reagindo hoje a uma situação da mesma maneira que você reagiu lá no passado.
Essa maneira de lidar com essa emoção de forma nociva provavelmente não é de hoje, razão pela qual, muitas vezes a gente realmente precisa de autoconhecimento e de ajuda. Depois que você fizer esse diário, em algum outro momento ou se você puder no mesmo momento que você tiver sentindo ansiedade, você vai se questionar primeiro, “eu posso ter certeza de que isso que eu estou pensando sobre essa situação, esse pensamento que me vem na cabeça, ele vai realmente acontecer?” Porque 90% dos nossos medos nunca acontecem, começa a parar para pensar em várias vezes que você pensou que algo iria acontecer e não aconteceu.
Muito provavelmente a sua resposta para pergunta acima foi um sonoro “não tenho certeza que essa situação vai acontecer”, daí você vai se perguntar “é produtivo reagir com ansiedade diante de uma situação?”, “o que eu ganho reagindo desta forma?”, “o que eu perco reagindo assim?”, e por fim, “como eu posso agir diferente da próxima vez que eu me sentir assim?”. Você pode, por exemplo, parar e com calma ouvir a sua própria respiração, pode meditar por alguns instantes, pode ir dar uma caminhada, pode levantar e tomar uma água para poder mudar seu foco, pode observar as sensações do que acontece no seu corpo nesse momento, eu, por exemplo, gosto de fazer uma oração em momentos que podem me causar algum tipo de ansiedade.
Enfim, inúmeras são as maneiras para controlar a ansiedade, e desta forma, essas técnicas vai ocupar a sua mente, e nessa hora do exercício servirá de autoterapia para sua vida, como um momento meditativo. Desta forma, se torne um observador das suas próprias emoções e perceba as mudanças das estações que ela gera ao invés de achar que você não pode controlar a sua ansiedade.
A experiência vai te ajudar muito nesses momentos, o exercício claro que é uma dica genérica, que cada um pode desenvolver como entender ser melhor para si, até porque cada um sente e expressa à ansiedade de uma forma diferente. Mas o exercício é uma ótima dica para você praticar, e de repente você começando a mapear a ansiedade vai conseguir controlar de uma forma cada vez mais fácil.
E para fechar, a ideia dos posts no blog é que de alguma forma eu possa te ajudar a se tornar uma pessoa melhor, a viver melhor, e a lidar melhor com os teus problemas. Então é isso, obrigado por ler até aqui, espero que esse exercício para controle de ansiedade venha a contribuir com a sua jornada, que te inspire e que te ajude.
Com carinho,
Dr Wagner Pedro                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...