sexta-feira, 17 de maio de 2019

AUTOCUIDADO – DR WAGNER PEDRO


Hoje quero falar com você sobre autocuidado, como é que você enxerga o auto cuidado na sua vida? Nenhum de nós foi educado para cuidar de si, as coisas acontecem naturalmente, a gente começa a crescer e começa a ficar mais independente dos nossos pais e das nossas necessidades básicas. Então as coisas começam a evoluir, aprendemos a ficar sozinho, comer sozinho a fazer as coisas sozinhos, mas não existe um treinamento para aprender a se cuidar.
É como se a gente saísse de repente daquele cuidado de pai e mãe ou de quem tenha feito sua criação para um autocuidado. E a gente parece que fica com um vazio que a gente não sabe muito bem como lidar.
Geralmente a gente entende como autocuidado tomar banho, comer, vestir e não andar em lugares perigosos, assim que a gente aprendeu. Porém eu queria que a gente pudesse aqui refletir com um pouquinho mais de profundidade sobre isso e entender que o autocuidado na verdade ele é mais abrangente, não é só suprir as necessidades básicas do corpo.
Na fase adulta muitos vivem com uma sensação de abandono, com aquela sensação como se dissesse: “Deus do céu, não sei para onde correr agora, está acontecendo algo na minha vida que eu não sei como cuidar” é como se a gente não tivesse em nós um porto seguro que pudesse nos ajudar, é claro que a gente está no planeta com sete milhões de pessoas, e é obvio que a gente não está aqui com esse monte de pessoas à toa, então pedir ajuda é sempre importante, mas a gente muitas vezes nem pede ajuda.
Por outro lado, observa a tua vida, tudo que você viveu até hoje, você está vivo até hoje, isso tem a ver com a sua própria responsabilidade sobre a sua vida, isso tem a ver sobre o mínimo de cuidado que você tem com você, e que ajudou você chegar nesse lugar que você chegou todas as barreiras que você venceu, todas as dores que você vivenciou tudo isso era você com você.
Desta forma, a gente tem que aprender a se acolher e não a se abandonar, e não só se abandonar no sentido de se alimentar mal ou de não cuidar da aparência, não se abandonar e nenhum sentimento que você sente que você aparentemente fica com a sensação de que você não vai dar conta.
Mas você deve se pegar no colo e se acolher, como alguém que você gosta muito, algum amigo querido, que vem e pediu ajuda, algum familiar que vem e pediu ajuda, qualquer pessoa que você colocaria no colo e não abandonaria, você abraçaria, aquela pessoa que você ama e cuidaria, então você deve fazer isso por você.
E eu sei que você está se sentindo mal, com muita frustração, e tudo que você queria era não está se sentindo assim, então cabe a você dizer para você mesmo, que você está com você nesse momento, diga o seu nome e diga eu estou aqui com você, eu dou conta dessa situação porque eu estou aqui com você, eu sei que é muito difícil isso, eu sei que é terrível se sentir assim, embora seja familiar para você, mas eu estou aqui com você, e não vou te abandonar, te amo, te aceito exatamente como você é, te perdoo por ter feito isso. Você consegue fazer com você o que você faz com alguém que você ama, então começa a se questionar, como é que eu posso transformar essas coisas básicas como tomar banho, dormir, comer, em momentos de autocuidado? Esse exercício que eu quero te propor essa semana para você praticar, faça uma lista de obrigações que você tenha ao longo do dia com relação a você, depois dessa lista pronta, você vai se questionar como é que você pode transformar essas atividades em atividades de autocuidado.
Eu tenho certeza que isso vai impactar a sua vida, porque a gente muitas vezes se sente desamparado até mesmo da família, por algum momento que a gente tenha sido negligenciado, então eu devo refletir como é que eu posso dar para mim o que de repente eu reclamo hoje que eu não tive da minha mãe, da minha avó, do meu pai, ou seja, de quem quer que for.
Como eu posso dar para mim o que me faltou na infância, e isso tudo faz parte do nosso autocuidado, então se acolha mais, faça esse exercício, e repita aquelas frases. Caso tenha algum sentimento que você acha que não vai dar conta, repita para você que você consegue sim, porque a gente sempre dá conta dos problemas, e nós precisamos estar inteiros porque isso é importante para nossa mente.
E te digo com toda certeza que você dá conta sim dessa situação que você esta passando... Espero ter te inspirado mais uma vez nesse dia... Forte abraço. Wagner Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...