Pular para o conteúdo principal

O ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO GERA PREJUÍZO À EMPRESA –DR. WAGNER PEDRO

Como advogado que atende na área trabalhista, tenho notado o crescente problema do estresse no ambiente de trabalho e seus reflexos na economia.

Apenas para exemplificar, foram registrados 87,2 milhões dias de afastamento do trabalho por doenças mentais na Alemanha e provavelmente esse problema é mundial.

Um aumento de 97% nos últimos 10 anos. Especialistas estimam que os custos relacionados beira 26 bilhões de euros.

Por outro lado, já foi comprovado que o maior motivador para um funcionário não é ganhar aumento de salário, mas sim ter um ambiente de trabalho leve e o reconhecimento profissional.

Mas em meio a competividade e cobrança no mundo corporativo cabe a pergunta: Ainda temos tempo de sermos humanos na gestão de pessoas?

Não precisamos apenas de administradores de empresa, mas precisamos de líderes.

Expor os colaboradores a jornadas abusivas de trabalho e cobrar resultados como se pessoas fossem máquinas, ao contrário do esperado, não vai gerar resultados positivos, vai resultar em mais resultados negativos.

A ganância tem transformado homens em monstros. Precisamos resgatar o amor ao próximo também no ambiente de trabalho.

O medo do desemprego caso tenha um baixo desempenho, leva os colaboradores a neurose, estresse e ansiedade.  Fora que vai consequentemente desencadear problemas familiares.

O Departamento de Pessoal dentro de uma empresa tem que atuar desde a contratação até a demissão, mas seu principal papel é de atuar de forma inteligente criando formas de manter os colaboradores motivados proporcionando um ambiente saudável.

Os líderes do século 21 têm uma tarefa muito difícil. Porque as antigas estratégias são irrelevantes na atualidade. Tem que se pensar na produção, mas sem se descuidar do bem estar de seu colaborador.

O verdadeiro líder esta sempre em alerta e é sensível ao que acontece a seu redor.

Nesse ponto que observamos que os grandes líderes são chamados para liderar porque fazem a diferença.

Desta forma, nossa proposta com essa reflexão é de causar mudanças institucionais. Pois ambos os cenários devem coexistir, economia e bem estar.

Pesquisas cientificas recentes, estão estudando os efeitos da compaixão e gratidão entre as pessoas e como isso afeta nossas vidas e diminui os níveis de estresse. Essas novas descobertas no campo psicológico e neurológico devem ser estimuladas dentro das instituições para que assim se mude a cultura e traga resultados positivos para todos.

A cultura só pode mudar através de cada individuo.

Não quer dizer que o colaborador ficará livre pra fazer o que quiser, mas dá-lhe confiança de provar seu valor. Certo sábio disse: “A liberdade é ter o direito de assumir a responsabilidade”.

Na idade Média, no Império Romano e na Antiga Grécia era diferente. Tinham que desenvolver a razão. Todavia, nós temos que desenvolver o amor e a consciência. Interesse nos humanos e no mundo.

As pessoas em um ambiente de trabalho tem que sentirem úteis, saber que tem opções, e que pode pensar soluções nas mais variadas situações de trabalho. Isto é algo, que todo mundo sabe, mas ninguém tem coragem de aplicar em suas empresas.

Cada um de nós tem a responsabilidade de deixar uma pequena contribuição no mundo, deixar a sociedade cada vez melhor. Saber que a vida de alguém foi mais fácil porque você viveu a sua vida e facilitou para outras pessoas, isso sim, significa que você não viveu em vão.

Saudações a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE FRASES E PENSAMENTOS

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Papa Francisco – Jornada Mundial da Juventude – RJ/2013 “Não importa o ninho se o ovo é de águia”. Abraham Lincoln “Concentre-se nos gigantes e você tropeçara”. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão. Max Lucado “Eu tive muitas coisas que guardei na minha mão e as perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Martin Luther King “A abelha é um dos mais estimados seres do reino animal, não porque trabalha, mas porque produz para os outros”. João Crisóstomo  “O livro sagrado do Deus vivo sofre mais com seus expositores do que com seus opositores”. Leonard Ravenhill “Prova não se faz para passar, mas até passar. A dor de estudar é temporária, mas o cargo é para sempre”. William Douglas “A graça humilha o homem sem degrada-lo e o exalta sem torna-lo orgulhoso”. C.Hodge “Na criação, Deus nos mostra sua mão, na cruz seu coração”. Marcelo de Oliveira “Deus cria...

A OUTRA FACE DO REAVIVAMENTO NA RUA AZUSA NO ANO DE 1906 – POR WAGNER PEDRO

De acordo, com as estatísticas há mais de 600 milhões de carismáticos e seguidores de movimentos pentecostais. Cada membro da igreja que seja carismático ou pentecostal tem suas raízes do avivamento da Rua Azusa e, mesmo assim a maioria das pessoas não conhece a sua própria história. Muitas pessoas pensam sobre o movimento da Rua Azusa e falam sobre falar em línguas. È muito mais que isso. Era 1906, e Deus mostrou um modelo para a sociedade. Em 1906, as mulheres dos EUA não tinham o direito nem de votar, porém no movimento pentecostal da Rua Azusa elas tinham posições de autoridade e liderança na igreja. Em 1906, havia segregações por toda a sociedade e ainda assim, Deus mandou um avivamento para os negros, hispânicos etc. Deus valorizou essas pessoas 50 anos antes de qualquer legislação civil. Dizem os historiadores que o poder de Deus era tão forte na Rua Azusa que, às vezes pessoas caíam a um quarteirão do prédio pelo poder do Espírito Santo. Em 1906 para os lutera...

COMO SE TORNAR UM TIRANO? – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO – WAGNER PEDRO

  A série é um documentário com a temática política/militar. Praticamente aponta o que os ditadores têm em comum analisando as decisões dos principais ditadores da história. O que seria um ditador? É uma autoridade máxima que dita às leis conforme seu bel prazer. A série analisa os principais ditadores: Adolf Hitler, Saddan Hussein,   Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar   khadafi e finalmente a dinastia Kim. As principais lições que esses ditadores fizeram a seguir: 1.        ACREDITE EM VOCÊ Adolf Hitler teve um livramento de morte nas trincheiras durante a primeira guerra mundial, isso o fez pensar que era algum tipo de escolhido com um propósito.   2.        PASSE UMA MENSAGEM - DEIXE AS PESSOAS INDIGNADAS - APRESENTE UM INIMIGO - SE MOSTRE O SALVADOR Adolf Hitler passou uma mensagem através de um discurso de ódio, apresentando os judeus como responsável por toda desgraça alemã e obviamente...