Pular para o conteúdo principal

DIFERENÇAS ENTRE CALVINISMO E ARMINIANISMO – Por Dr. Wagner Pedro

DEPRAVAÇÃO TOTAL

Para João Calvino: As pessoas são tão depravadas e rebeldes  que são incapazes de confiar em Deus, sem que a obra especial da graça mude seus corações para que, por necessidade e de boa vontade elas creiam.
Para Jacobus Arminius: Somos depravados e corruptos, mas somos capazes de ter o impulso decisivo para confiar em Deus com a ajuda divina geral, que Ele dá a todas as pessoas.

 ELEIÇÃO

Para João Calvino: Deus escolheu incondicionalmente aqueles que Ele trará à fé e à salvação.
 Para Jacobus Arminius: Deus escolheu trazer à salvação a todos cuja fé conheceu de antemão, mas Ele não fez isso de modo decisivo.

EXPIAÇÃO

Para João Calvino: Na morte de Cristo, Deus proveu expiação suficiente a todos, mas designou, planejou e resolveu que ela fosse eficaz para os eleitos, o que significa que Ele obteve para eles, a promessa da nova aliança: Deus operaria em seu povo a graça da fé e perseverança.
 Para Jacobus Arminius: Na morte de Cristo, Deus deu expiação suficiente para todos, e designou que ela se tornasse eficaz pela virtude da fé. A expiação não executa a fé. A fé a torna eficaz; isso significa que a fé, em si, não é um dom adquirido pela cruz, mas é o meio humano de se obter  o dom do perdão adquirido.

 GRAÇA IRRESISTIVEL

Para João Calvino: O nascer de novo ou graça é a obra regeneradora, no coração, que gera necessariamente o ato da fé salvadora.
Para Jacobus Arminius: A obra regeneradora diz que é a obra que regenera o coração  em resposta ao nosso ato de fé salvadora. 

PERSEVERANÇA

Para João Calvino: Deus age sem errar, mantendo na fé todos os que nascem de novo, e nenhum deles se perderá.
Para Jacobus Arminius: Deus age mantendo o seu povo, mas nem sempre impede que alguns dos nascidos de novo decaiam para destruição. 

PRINCIPAIS DEFENSORES DA TEOLOGIA CALVINISTA CONTEMPORÂNEA: R. C. SPROUL e JOHN PIPER

PRINCIPAIS DEFENSORES DA TEOLOGIA ARMINIANA CONTEMPORÂNEA: ROGER OLSON e NORMAN GEISLER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE FRASES E PENSAMENTOS

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Papa Francisco – Jornada Mundial da Juventude – RJ/2013 “Não importa o ninho se o ovo é de águia”. Abraham Lincoln “Concentre-se nos gigantes e você tropeçara”. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão. Max Lucado “Eu tive muitas coisas que guardei na minha mão e as perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Martin Luther King “A abelha é um dos mais estimados seres do reino animal, não porque trabalha, mas porque produz para os outros”. João Crisóstomo  “O livro sagrado do Deus vivo sofre mais com seus expositores do que com seus opositores”. Leonard Ravenhill “Prova não se faz para passar, mas até passar. A dor de estudar é temporária, mas o cargo é para sempre”. William Douglas “A graça humilha o homem sem degrada-lo e o exalta sem torna-lo orgulhoso”. C.Hodge “Na criação, Deus nos mostra sua mão, na cruz seu coração”. Marcelo de Oliveira “Deus cria...

A OUTRA FACE DO REAVIVAMENTO NA RUA AZUSA NO ANO DE 1906 – POR WAGNER PEDRO

De acordo, com as estatísticas há mais de 600 milhões de carismáticos e seguidores de movimentos pentecostais. Cada membro da igreja que seja carismático ou pentecostal tem suas raízes do avivamento da Rua Azusa e, mesmo assim a maioria das pessoas não conhece a sua própria história. Muitas pessoas pensam sobre o movimento da Rua Azusa e falam sobre falar em línguas. È muito mais que isso. Era 1906, e Deus mostrou um modelo para a sociedade. Em 1906, as mulheres dos EUA não tinham o direito nem de votar, porém no movimento pentecostal da Rua Azusa elas tinham posições de autoridade e liderança na igreja. Em 1906, havia segregações por toda a sociedade e ainda assim, Deus mandou um avivamento para os negros, hispânicos etc. Deus valorizou essas pessoas 50 anos antes de qualquer legislação civil. Dizem os historiadores que o poder de Deus era tão forte na Rua Azusa que, às vezes pessoas caíam a um quarteirão do prédio pelo poder do Espírito Santo. Em 1906 para os lutera...

COMO SE TORNAR UM TIRANO? – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO – WAGNER PEDRO

  A série é um documentário com a temática política/militar. Praticamente aponta o que os ditadores têm em comum analisando as decisões dos principais ditadores da história. O que seria um ditador? É uma autoridade máxima que dita às leis conforme seu bel prazer. A série analisa os principais ditadores: Adolf Hitler, Saddan Hussein,   Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar   khadafi e finalmente a dinastia Kim. As principais lições que esses ditadores fizeram a seguir: 1.        ACREDITE EM VOCÊ Adolf Hitler teve um livramento de morte nas trincheiras durante a primeira guerra mundial, isso o fez pensar que era algum tipo de escolhido com um propósito.   2.        PASSE UMA MENSAGEM - DEIXE AS PESSOAS INDIGNADAS - APRESENTE UM INIMIGO - SE MOSTRE O SALVADOR Adolf Hitler passou uma mensagem através de um discurso de ódio, apresentando os judeus como responsável por toda desgraça alemã e obviamente...