Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADE: BAAL TESHUVA

Ba'al Teshuva (algumas vezes abreviado para "BT"; hebraico: בעל תשובה; feminino: בעלת תשובה, ba'alat/ba'alas teshuvah; plural: בעלי תשובה, ba'alei teshuvah; em Israel é mais utilizado khozer b'teshuvah - חוזר בתשובה) é um termo hebraico utilizado pelos judeus para se referir a um outro judeu, que não era praticante, mas agora segue as práticas do judaísmo.
Ba'al Teshuvah pode ser traduzido como "aquele que se arrependeu" ou "senhor do arrependimento".
O termo é mais utilizado nas comunidades de judeus ortodoxos que o aplicam tanto para judeus que seguiam ramificações menos rigorosas do judaísmo como para aqueles que não praticavam a religião ou nunca tiveram uma formação religiosa.
O termo Ba'al Teshuvah contrasta com "Frum" que se refere aos judeus que nasceram em famílias religiosas e que nunca deixaram de praticar o judaísmo desde que nasceram. Este último termo é mais utilizado por judeus ortodoxos.
Historicamente o termo Ba'al Teshuvah refere-se a um judeu que não seguiu a Halakhah ("a Lei Judaica") e através de um processo de introspecção e arrependimento retornou para o caminho correto. O Talmud mostra grande respeito por estas pessoas e diz que "a posição que os Ba'alei Teshuvah atingem, até os Tsadikim Gemurim (aqueles que sempre foram justos e corretos) não podem atingir". Várias comunidades de judeus ortodoxos proíbem que seus membros perguntem ao Baal Teshuva sobre sua vida anterior da qual se arrependeu. Deve-se notar que, segundo o Talmud, um Ba'al Teshuvah deve ser julgado do mesmo modo que o filho pródigo da parábola cristã escrita em Lc 11.32.
Há numerosos movimentos e organizações que procuram fazer com que os judeus não praticantes ou que tenham se convertido a outras religiões retornem ao judaísmo ortodoxo. Umas das mais atuantes é a organização Chabad Lubavitch, também conhecida como Beit Chabad.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE FRASES E PENSAMENTOS

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Papa Francisco – Jornada Mundial da Juventude – RJ/2013 “Não importa o ninho se o ovo é de águia”. Abraham Lincoln “Concentre-se nos gigantes e você tropeçara”. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão. Max Lucado “Eu tive muitas coisas que guardei na minha mão e as perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Martin Luther King “A abelha é um dos mais estimados seres do reino animal, não porque trabalha, mas porque produz para os outros”. João Crisóstomo  “O livro sagrado do Deus vivo sofre mais com seus expositores do que com seus opositores”. Leonard Ravenhill “Prova não se faz para passar, mas até passar. A dor de estudar é temporária, mas o cargo é para sempre”. William Douglas “A graça humilha o homem sem degrada-lo e o exalta sem torna-lo orgulhoso”. C.Hodge “Na criação, Deus nos mostra sua mão, na cruz seu coração”. Marcelo de Oliveira “Deus cria...

A OUTRA FACE DO REAVIVAMENTO NA RUA AZUSA NO ANO DE 1906 – POR WAGNER PEDRO

De acordo, com as estatísticas há mais de 600 milhões de carismáticos e seguidores de movimentos pentecostais. Cada membro da igreja que seja carismático ou pentecostal tem suas raízes do avivamento da Rua Azusa e, mesmo assim a maioria das pessoas não conhece a sua própria história. Muitas pessoas pensam sobre o movimento da Rua Azusa e falam sobre falar em línguas. È muito mais que isso. Era 1906, e Deus mostrou um modelo para a sociedade. Em 1906, as mulheres dos EUA não tinham o direito nem de votar, porém no movimento pentecostal da Rua Azusa elas tinham posições de autoridade e liderança na igreja. Em 1906, havia segregações por toda a sociedade e ainda assim, Deus mandou um avivamento para os negros, hispânicos etc. Deus valorizou essas pessoas 50 anos antes de qualquer legislação civil. Dizem os historiadores que o poder de Deus era tão forte na Rua Azusa que, às vezes pessoas caíam a um quarteirão do prédio pelo poder do Espírito Santo. Em 1906 para os lutera...

COMO SE TORNAR UM TIRANO? – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO – WAGNER PEDRO

  A série é um documentário com a temática política/militar. Praticamente aponta o que os ditadores têm em comum analisando as decisões dos principais ditadores da história. O que seria um ditador? É uma autoridade máxima que dita às leis conforme seu bel prazer. A série analisa os principais ditadores: Adolf Hitler, Saddan Hussein,   Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar   khadafi e finalmente a dinastia Kim. As principais lições que esses ditadores fizeram a seguir: 1.        ACREDITE EM VOCÊ Adolf Hitler teve um livramento de morte nas trincheiras durante a primeira guerra mundial, isso o fez pensar que era algum tipo de escolhido com um propósito.   2.        PASSE UMA MENSAGEM - DEIXE AS PESSOAS INDIGNADAS - APRESENTE UM INIMIGO - SE MOSTRE O SALVADOR Adolf Hitler passou uma mensagem através de um discurso de ódio, apresentando os judeus como responsável por toda desgraça alemã e obviamente...