quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Espiritismo de Alan Kardec e Afro - Espiritismo - Dr. Wagner Pedro


Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar o povo de Deus a desacreditar na Bíblia, na divindade e na obra redentora de Cristo. Temos de estar devidamente preparados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da Igreja de Cristo nesses últimos dias.
O ser humano é voltado para as coisas ocultas, razão pela qual cresce em todos os níveis e setores da nossa sociedade práticas diabólicas, que tem iludido corações de pessoas boas. Mas cumpre mencionar que Cristo também verteu seu sangue na cruz por elas.
Existem várias ramificações do espiritismo, o kardecista é o mais comum, fundado por Léon Hippolyte Rivail considerado o pai do espiritismo na França, dizia que era a reencarnação de um poeta chamado Allan Kardec, por isso ficou conhecido por este nome. É também autor das obras mais famosas, “Livro dos Espíritos”, “Livro dos Médiuns”, “O Céu e o Inferno” e “Gênese”.
Cumpre mencionar que é o principal expoente e defensor da reencarnação depois do pensamento hinduísta.  
Outra forma de espiritismo que agrega vários adepto é o chamado “baixo” espiritismo, que são todas as que tiveram influência da cultura africana.





O que acontece em sessões espíritas, não passa de atuações de espíritos enganadores, que se manifestam em seres humanos, muitas vezes se apresentando como entes queridos falecidos, com o escopo de enganar a mente de todo aquele que não aceita a separação que a morte fez com o seu parente querido.
No segundo livro de Samuel no antigo testamento, o autor do livro, que provavelmente foi Zabude, filho do profeta Natã, narra a história do reinado de Davi, dentre várias, existe uma que chama a atenção para o título em epígrafe, senão vejamos:
Em síntese, podemos dizer que o rei Davi comete adultério com Bate-Seba e depois ordenou que seu esposo fosse morto para tentar encobrir o seu erro.
Arrependeu-se daquilo que fizera, porém desta relação sexual adveio um filho que não sobreviveu.
Enquanto viva a criança, Davi jejuou e orou para que Deus restabelecesse sua saúde, após sua morte recobrou suas forças e com suas atitudes mostrou que iria recomeçar.
Indignados seus servos o questionaram, então vemos a resposta de Davi:
- Poderei fazer a criança voltar? Eu posso ir até ela, porém ela não voltará para mim.
Certa feita o Rei Salomão escreveu: - “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos, não sabem coisa nenhuma. Nem tampouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Eclesiastes capítulo: 9 versículo: 5 e 6).
O evangelho de Lucas narra um dos ensinamento de Jesus Cristo, em que um mendigo doente foi recompensado após a sua morte, indo para o seio de Abraão, e um outro homem rico foi castigado. O homem rico pensou que seus cinco irmãos creriam em um mensageiro vindo do além, mas foi censurado por Jesus que disse que se eles não creram em Moisés e nos profetas não se deixaria persuadir, ainda que alguém dentre os mortos relata-se. Por tanto entendemos que o homem que assim procede em sessão de espiritismo atraíra conseqüências terríveis para sua vida.
  

De antemão, podemos dizer que, a Bíblia não faz qualquer referência a reencarnação, o que ocorre são distorções referente a interpretação de algumas passagens. Todavia, o ponto principal da mensagem Bíblica sempre foi a ressurreição dos mortos, quando chegar o dia para eles reservado.
O escritor do livro de Hebreus diz taxativamente que cabe a o homem morrer uma única vez e depois disso, aguardar o juízo.
Na ocasião em que Jesus foi pregado à cruz, havia um ladrão que estava prestes a morrer, mas voltou-se a Cristo em busca de perdão.
Em resposta disse-lhe Jesus que estaria com ele no paraíso. Ora, antagônico em relação a reencarnação.
A reencarnação é originária do hinduísmo, mas está presente no budismo, no jainismo e no sikhismo. É defendida pelos hare krishnas, kardecistas e outros.
O termo significa voltar a carne, pois seus seguidores acreditam que com a morte física, a alma não entra num estágio final, mas volta ao ciclo de renascimentos.
Os seus adeptos buscam a perfeição por meio de um processo evolutivo até que os ciclos da roda evolutivo parem de girar “nirvana”. A pessoa vai colher o que semeou na suposta encarnação anterior, lei do “carma”, por este pensamento, em tantos anos de humanidade, já deveríamos ter uma sociedade mais justa.
Devemos recordar que não existe salvação por esforço humano, mas somente a redenção pela fé no sacrifício de Jesus.
Atualmente filmes de Hollywood e novelas são os principais promotores dessa doutrina, até porque seus escritores são seguidores.
A popularidade da reencarnação é resultado da tendência humana de procurar escapar do inferno sem a ajuda de Deus.
O homem que tem a consciência da sua inferioridade encontra na doutrina da reencarnação uma consoladora esperança.


A definição espírita para mediunidade, é que trata-se de um fenômeno em que uma pessoa recebe um outro espírito, supostamente de um falecido, este espírito domina a mente do médium. Em palavras simples, médium seria todo aquele que diz ter poder de se comunicar com os mortos.
Interessante frisar que, qualquer pessoa que procura um centro espírita logo é convidada a participar de reuniões com o escopo de desenvolver sua mediunidade.
Na época em que houve o êxodo dos israelitas, em meio ao deserto Deus deu para o líder do povo Moisés diversas leis que regulariam a conduta moral e espiritual do povo.
Dentre estas a mais veemente eram em desfavor de qualquer prática de mediunidade, sob pena de morte, pois se tratava de um crime contra o próprio Deus.
Invocar o poder de espíritos na tentativa de consultar mortos era uma prática proibida, pois a orientação era a de procurar a resposta de Deus.
Hoje as pessoas ainda são fascinadas por horóscopos, adivinhações, bruxarias e cultos bizarros. Costumam ser motivadas pelo desejo de conhecer e controlar o futuro. Mas como veremos no desenvolvimento desta obra, os espíritos enganadores estão por trás destas práticas com intuito de tirar o foco de Deus e de seu filho Jesus.
O povo da Babilônia procurava conselhos de astrólogos e sonhadores , também se faziam uso de almofadas e travesseiros como amuletos de boa sorte.
Mas Deus sempre levantava entre os hebreus, alguém que anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos, ou seja, os profetas sempre condenavam qualquer prática de adoração a estátua, figura, imagem que representava uma divindade, ou qualquer prática de adivinhação do futuro ou de consulta a mortos.


Conforme revelação que Deus deu para o profeta Ezequiel (capítulo 28), satanás esteve no jardim do éden, foi ordenado e ungido poderoso guardião angelical e tinha acesso livre ao santo monte de Deus, até que se rebelou contra seu criador e foi banido para sempre.
Os hebreus chamavam de satan que significa “adversário” ou “acusador”, depois de derrotado, refugiou-se com seus seguidores “demônios” e hoje segue confrontando o criador e enganando o homem.
Um escrito judaico (o Apocalipse de Moisés) diz que a história da tentação de Eva inclui Satanás disfarçado de anjo.
Satanás detém de certo poder: ele é sobrenatural, muito acima de qualquer poder que nós possamos ter. Porém como ele foi criado por Deus seu poder é limitado.
Estes seres podem ver todas as nossas ações, e sabem exatamente o que nos pode tentar e ferir, e vão fazer uso desse conhecimento para nos levar à destruição, quer nós estejamos conscientes disso, ou não.
Quando a alma se separa do corpo, deixando-o através do processo da morte entra no seol “inferno” onde vive em estado consciente.
O apóstolo João exilado na ilha de patmos (na costa da Ásia) teve a revelação do que iria acontecer no futuro.
Para o apóstolo os mortos que morrerão sem cristo estão em tormento, aguardando o dia do juízo final para serem lançados no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte, se assim não o fosse, não haveria necessidade do sacrifício de Cristo.
A bíblia afirma que o céu existe que é uma região habitada por Deus e os anjos e toda milícia celestial.
A terra como conhecemos não durará para sempre, depois do grande juízo final, Deus criará uma nova terra.


O espiritismo não crê na inspiração divina da palavra de Deus. Afirma que Moisés atribuiu a autoria do Pentateuco (gênesis, êxodo, levítico, números, deuteronômio), a Deus para imitar os povos primitivos da época.
A bíblia começou a ser escrita há mais de 3 000 anos, e desde seu início se revelou um livro sem rival no poder de moldar culturas e civilizações. Essa força permanece inesgotável: ler a bíblia é essencial para entender o mundo do qual viemos e em que vivemos hoje.
A bíblia foi traduzida do aramaico e do hebraico (antigo testamento) e do grego (novo testamento).
Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, um dos maiores centros do mundo de produção do livro sagrado, foram impressos em 2010, aproximadamente 100 milhões de cópias. A média é que uma Bíblia é impressa a cada três minutos.
A Bíblia sagrada já foi traduzida para 2.400 línguas, entre as quais idiomas indígenas brasileiros.
A Bíblia inteira é a palavra inspirada de Deus, é como uma cartilha para o ser humano. Várias profecias contidas nela já se cumpriram, assuntos históricos em harmonia com outras fontes, episódios confirmados pela arqueologia, e muito embora uma gama de cientistas tente desprezá-las, outra já a tem aderido como verdadeira.
Foi escrita durante um período de mais de 1500 anos por cerca de 40 autores diferentes e, no entanto, é um só livro com mensagem única e sem contradições naquilo que afirma.
A Bíblia é um todo e não pode ser alterado, acrescentar ou tirar-lhe algo seria danificar sua perfeição absoluta.
O que é lamentável é saber que várias pessoas não crêem na inspiração divina da bíblia, mas acreditam em livros póstumos de autores que diziam receberem espíritos (psicografia).


Temos no Brasil, de maneira muito forte a tradição da cultura africana, desde a época dos tráficos de negros, que eram trazidos de navios.
Esta modalidade de espiritismo recebe o nome de “baixo espiritismo”, citaremos as principais facções:
·         Vodu – Conjunto de rituais praticados principalmente no Haiti;
·         Candomblé – Espiritismo trazido pelos escravos que se estabeleceram no estado da Bahia;
·         Macumba – É a mistura do candomblé, crenças indígenas e catolicismo. O ritual da macumba ou o local da macumba também é conhecido como quimbanda;
·         Na verdade, existe uma miscigenação muito grande (macumba, candomblé, xangô (grande orixá), curas por pajés, catimbó ou catimbau...). Tudo não passa do exercício da feitiçaria.
Umbanda é uma forma de cultura originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro.
Os dez credos da umbanda[1]·:

CREMOS:

1-    Na existência de um Deus, único, onipotente e onisciente, criador de todas as coisas, irrepresentável sob qualquer forma e adorado sob o nome de ZAMBI;
2-    Em entidades espirituais, em plano superior de evolução, que não necessitam de novas reencarnações, responsáveis pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam. São os orixás, santos, chefes de linhas e falanges, executores diretos da vontade divina, entre eles, oxalá, o cristo planetário da terra e, como tal, primeiro na hierarquia deste planeta; [Existe certa similaridade com a atuação do Espírito Santo, mas são espíritos distintos]
3-    Em guias espirituais e protetores, sábios, poderosos e bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações para seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos orixás e santos; [de igual maneira existe certa similaridade com a atuação dos profetas Bíblicos, mas são opostos um do outro]
4-    Em seres da natureza e suas energias cósmicas que, manipulados com sabedoria e bondade, sob forma de magia, auxiliam a peregrinação do homem;
5-    Na imortalidade do espírito, sobrevivendo à morte física, a caminho da evolução;
6-    Na reencarnação, possibilitando o aprendizado e aprimoramento do espírito;
7-    Na lei do carma, instituindo que cada ação gera uma reação;
8-    Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;
9-    Na prática da mediunidade, sob as mais variadas modalidades, com o objetivo de caridade material e espiritual;
10- No respeito às demais religiões, porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a Deus.

Agora a pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: orixás, caboclos e guias são deuses ou demônios?
O que são demônios?
São espíritos sem corpos, anjos caídos desde o princípio, com a finalidade de afastar o homem de seu criador.
Na umbanda, os deuses são os orixás, considerados poderosos demais para serem chamados a uma incorporação.
Os adeptos preferem chamar os “espíritos desencarnados” ou “espíritos menores” (cablocos, pretos-velhos, crianças, etc.) para os representarem e, a estes, obedecem e fazem os seus sacrifícios e obrigações.
Um demônio é uma personalidade; um espírito desejando se expressar, pois anda errante procurando corpos que possa possuir para, através deles, cumprir sua missão maligna.  
Os orixás, caboclos e guias, na realidade nunca fazem bem a seu seguidor, este por sua vez, paga um alto preço pelos pequenos favores recebidos.
É exigido de seu seguidor uma obediência irrestrita e o mesmo é ameaçado a andar na “linha”.
Há um temor imenso entre os praticantes dessas seitas em deixá-las por causa das ameaças feitas.


Referências: [II Pedro 2:4/Judas 6]
A palavra anjo significa “mensageiro”. Quando houve a rebelião no céu promovida por satanás, uma parte o seguiu, tornando-se anjos decaídos do paraíso.
Curiosidade: a pomba-gira causa, em muitas mulheres, o câncer de útero, de ovário, a frigidez sexual e outras doenças. À sua atuação atribuem-se as práticas sexuais ilícitas e outras situações ligadas à sensualidade pecaminosa.
Existem pessoas que freqüentam os terreiros de umbanda, quimbanda, candomblé e similares, e acreditam que estão servindo a Deus.
Os demônios chegam a ditar um receituário, que têm nome de “adeká” para seu fiel “cavalo” com intuito de deixá-lo em condições de desgraçar a vidas de outras pessoas, enquanto a sua já sendo desgraçada pelos seus guias.
Crianças das mais variadas idades são envolvidas com os espíritos pelos próprios pais ou familiares. Quando os pais freqüentam o espiritismo, costumam oferecer seus filhos aos cuidados de demônios que vão passando de geração e geração.
 

Não quero ser polemico e tão pouco afirmar o que a Bíblia não diz em detalhes, mas existem indícios de como os espíritos malignos atuam, abaixo segue apenas maneiras exemplificativas, sem qualquer cunho teológico.
·         Por hereditariedade – alguns atormentavam os pais e agora tem o objetivo de atormentar os filhos.
·         Centros espíritas – quem freqüenta e é convidado a desenvolver uma suposta mediunidade.
·         Por trabalhos e despachos – a pessoa que não tem o espírito santo esta sujeito a ser atingida.
·         Encruzilhadas – a pessoa que não tem o espírito santo e zomba neste local, os demônios em sua maldade se apossam delas para trazer desgraças.
·         Por envolvimento com pessoas que praticam o espiritismo
·         Por comidas sacrificadas

Mais curiosidades

Uma mesma entidade pode ser apresentada de diversas maneiras e usar diversos nomes, tendo uma relação entre o nome e as ações.
Os demônios também fazem certas exigências, os orixás costumam exigir seus pratos favoritos e obrigam até o uso de vestes especiais (roupa branca), quando da oferenda.
É importante mencionar que nem todos os demônios se manifestam nas pessoas, alguns trabalham na surdina, ficando disfarçado na mente das pessoas.
Existem vários métodos usados pelo diabo para enganar, atrair e iludir as pessoas com adivinhações são muitos e, dentre eles, os mais usados são: o jogo dos búzios, cartas, bola de cristal, hidromancia (copo com água), e explosões com pólvora, etc. 


Possessão é ter um corpo usado pelos demônios para habitação. No espiritismo, quando a pessoa está possessa, está com um encosto. Isso significa que tem guias ao seu lado que podem protegê-la ou destruí-la. Jesus ensinou que, muito embora aparência seja boa, a finalidade dos demônios é sempre matar, roubar ou destruir (João 10.10).

Dez sinais que podem estar sendo causado por uma possessão:

1-    nervosismo
2-    dores de cabeça constante
3-    insônia
4-    medo
5-    desmaios ou ataques
6-    desejo de suicídio
7-    doenças que os médicos não descobrem
8-    visões de vultos ou audição de vozes
9-    vícios
10- Depressão

Nem todo doente é endemoninhado, mas todo endemoninhado tem doenças. Devemos ter muito cuidado ao fazer qualquer pré-julgamento, pois na realidade é papel do Espírito Santo revelar o que está em oculto.
Atualmente no Brasil mais de um terço da população é espírita, aproximadamente 40 milhões, o que sobra da população brasileira, ora vive consultando os “guias” nos terreiros, ora vive escondida com medo.


Sim, os demônios tem relativo poder, como mover objetos, provocar doenças, induzir sentimentos, fazer adivinhações, possessão entre outras coisas. A título de reflexão, quem levou Jesus para um local bem alto, provavelmente um monte? Lucas capítulo 4 versículo 5
Adivinhação por exemplo, acontece da seguinte forma, o demônio que já acompanha a pessoa, manifesta no médium e, por intermédio dele, fala muitas verdades a respeito da vida daquela pessoa, que fica espantada, passando a acreditar em tudo.
Outro exemplo é a cura, o demônio que esta causando a doença se manifesta no médium que vai fazer a suposta cura ou operação, ou, então, entra em acordo com o demônio que está no médium.


Os trabalhos e despachos são exigências dos demônios e podem ser o mais variados possíveis, indo de comidas e bebidas até os mais diversos presentes.
Os adeptos dos orixás, crêem que fazendo despachos e trabalhos especiais em matas, cachoeiras, etc., terão os seus corpos fechados e protegidos de todo mal trazido pelos “espíritos atrasados”.

ALGUNS PRATOS USADOS PELOS ORIXÁS
Exu
Cebola e mel, entregues no mato, com uma vela branca, vermelha ou azul. Também toma água ardente.
Ogum
Feijoada, xinxim, acarajé e milho branco
Oxossi
Peixe de escamas, arroz, feijão e dendê
Obaluaê
Carne de porco, pipoca e comidas com dendê
Xangô
Quiabo com camarão seco e dendê, arroz, feijão e farofa
Oxum
Milho branco, feijão fradinho, ovos e mel
Iansã
Carne de cabra, galinha e acarajé
Iemanjá
Peixe de escamas, frutos do mar, camarão seco, coco e mel
Oxalá
Arroz e milho branco sem sal ou tempero com inhame pilado e mel


Na umbanda, há uma preferência por sangue e no candomblé por ervas. Num livro manuscrito chamado adeká, existem milhares de receitas e rezas para se conseguir favores.
Fica a pergunta, um Deus poderoso necessitaria de tais oferendas?
Existem terreiros onde se compram crianças recém nascidas para sacrifícios nos cemitérios e encruzilhadas.


Dos 3.779 versículos dos quatro evangelhos, pelo menos 727 relacionam-se de algum modo com cura ou com ressurreição, enquanto 38,5% da parte narrativa (484 em 1.257 versículos) são dedicados à descrição dos milagres de cura realizados por Jesus.[2]
No seu ministério Jesus realizou muitos milagres, curas e expulsou muitos demônios. Em todas as passagens bíblicas verificamos a autoridade de Jesus que não fazia show como em nossos dias em cerimônias de exorcismo, mas com autoridade apenas ordenava que os maus espíritos se retirassem, e sem titubear eles obedeciam às palavras do mestre.

1.    Jesus ordena demônios para uma manada de porcos (MT 8.28 e ss.)
2.    Jesus cura o endemoninhado cego e mudo (MT 12.22 e ss.)
3.    Jesus cura um menino endemoninhado (MT 17.14 e ss.)
4.    Jesus expulsa o demônio do homem de Carfanaum (MC 1.21 e ss.)

Dez passos para a libertação:

1-    Aceitar de fato, o Senhor Jesus como único salvador
2-    Participar das reuniões da igreja
3-    Ser batizado
4-    Buscar o batismo no Espírito Santo
5-    Andar de acordo com a palavra
6-    Ler a bíblia diariamente
7-    Evitar más companhias
8-    Ser fiel nos dízimos e nas ofertas
9-    Vigiar
10- Orar

Para aquele que foi liberto das garras de satanás;

  • Lance fora o medo
  • Liberte-se completamente da influencia dos espíritos
  • Não se prenda ao passado
  • Prepare-se espiritualmente
  • Evangelize
  • Adquira bons hábitos


Jurandir de vitória, era o segundo maior bruxo do Brasil e o quinto maior bruxo do mundo. Segundo seu testemunho, todas as vezes que o diabo mandava ele matar Deus travava seu braço. Um certo dia seu sobrinho lhe pede um  presente de aniversário, que seria uma visita a reunião na igreja, (fazia anos que sua mãe orava pela sua conversão). Após ter aceitado, finalmente chega o dia de pagar a promessa. No culto, já na hora da mensagem, quem ministrava era uma irmã que pertencia ao círculo de oração, em um dado momento o demônio deu ordem para que Jurandir fizesse vários disparos para o alto com uma arma de fogo que sempre levava consigo, porém Deus através do Espírito Santo, usa a irmã que o repreende.
Ao término da mensagem, na hora do apelo, a irmã começa a falar sobre o sangue de Cristo que verteu por todos na cruz, é feito o convite para aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador.
Jurandir não resiste e se rende aos pés do salvador do mundo, nesse momento ele começa a ouvir um lindo coral de anjos, e Deus lhe dá uma visão onde contemplava a nova Jerusalém, a celestial, onde todos os salvos irão morar, glória ao pai! Hoje podemos saudar ao pastor Jurandir de Vitória com a doce paz de Cristo. Amém.


Não existem muitos caminhos para chegar a Deus e à redenção. Jesus diz com clareza: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14.6).
Que privilégio conhecer esse caminho e andar com Cristo. Transite cada dia com Ele e coloque sua vida sob a direção divina. Permita que a palavra de Jesus ilumine sua mente e o faça amar a verdade de Deus.
Que Deus através de seu filho Jesus continue te abençoando!     


AVENTURAS NA HISTÓRIA – edição 75. – São Paulo: Abril, 2009.
BÍBLIA APOLOGÉTICA COMENTÁRIOS SOBRE SEITAS E HERESIAS.
BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL – RJ: CPAD, 2004.
CHAIJ, Enrique- Ainda existe esperança –Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010.
DEFFNER, Donald L. – A verdade sobre os Anjos - 3 ed. - São Paulo: Hora Luterana – A voz da cruz, 1996.
DIÁRIO DE SÃO PAULO – DOMINGO/10 DE ABRIL DE 2011.
LEONEL, Sebastião – A face oculta do Espiritismo - 1 ed. – São Paulo: Vida para Milhões, 2000.
MACEDO, Edir – Orixás, Caboclos e Guias–Rio de Janeiro: Universal, 2000.
MINIDICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. -. 1 ed. - Editora Melhoramentos, 1992.
REVISTA VEJAAs escrituras e os grandes dilemas atuais – edição 2144
SOARES, Esequias. - Lições Bíblicas, RJ, CPAD, 2006.



[1] http://umbandacaminhodaferitosdeumba.blogspot.com/2007/12/os-dez-credos-da-umb...
[2] Marcos De Benedicto, O Fascínio dos Milagres (Engenheiro Coelho: Unaspress, 2005), p.65,66.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...