Pular para o conteúdo principal

PAI |HOMENAGEM A MARCELINO PEDRO – POR WAGNER PEDRO

 

Hoje vou falar sobre a pessoa mais especial que eu conheci meu pai, Marcelino Pedro, um dos treze filhos de Pedro Hermínio da Silva e Maria Alexandre da Hora, nascido aos 18 de junho de 1937 na cidade de Limoeiro de Anadia em Alagoas.

Nasceu bem no ano que Getúlio Vargas dava o golpe de estado novo e pouco antes da segunda guerra mundial de 1939. Nessa época só as pessoas fortes foram formadas.

Meu pai sempre teve uma vida de muito trabalho, e veio muito novo para São Paulo e teve que aprender a sobreviver em meio essa grande metrópole do Brasil.

Todos os que o conheceram, vão concordar que ele era mega ativo, foi Policial Militar, Vendedor, Pedreiro, Taxista, e chegou a se formar em Direito e até a fazer alguns trabalhos na área.

Aos 16 de fevereiro de 1963 com a idade de 26 anos, se casou com Antônia de Lima Pedro no cartório da Santa Efigênia.

Aos 48 anos meu pai, se tornou pai, pela sétima vez, nasce então “o caçula”, Wagner Pedro (eu –risadas).

Quando criança os domingos eram nossos, quando não estávamos em casa assistindo Programa Silvio Santos saímos bastante. Cheguei a ir algumas vezes ao Sambódromo ver o desfile das escolas campeãs com ele. Exatamente isso (risadas), alguém que tenha conhecido ele mais recente desconhece que ele gostava de música. Ele tinha vários discos de vinis de bandas de forró, mas na época da fita K7 chegou a ter algumas do Martinho da Vila e na época do CD chegou a ter alguns do Washington Brasileiro, por exemplo.

Adorava ir à feira com ele, porque parávamos na banca de quadrinhos e sempre ele me comprava um, na verdade ele que me incentivou na época, comecei a coleção com as revistinhas do Conan o bárbaro.

Também quando eu tinha uns 10 anos, ele se tornou sócio do Clube Corinthians e íamos muito ao clube de domingo, inclusive nessa época cheguei a assistir um jogo no Canindé, embora ele dissesse que não era torcedor de nenhum clube, elogiava muito a organização do Corinthians e o Alberto Dualib a quem ele dizia conhecer pessoalmente.

Outro habito constante dele, era o amor ao café, gostava de ferver a agua no bule todos os dias. Escolhia o mais barato do mercadinho (risadas), mas obviamente que tinha sua preferência, gostava do café “AROMA DE OURO CAFÉ”.

Gostava de se vestir bem, com terno e gravata feito por alfaiate, para ir ao banco, no dia de eleição etc. Quando jovem gostava de usar sapatos de cromo alemão, abotoaduras e prendedor de gravata. Quando sentava gostava de cruzar as pernas com muita fineza. Quando conversava falava com firmeza e passava sempre credibilidade.

Gostava de ter carros esportivos, potentes e sedãs. Falou pra mim que chegou a ter um Ford Galaxie Landau, mas na minha época lembro-me dele ter tido um Polo Sedã e mais recentemente um Renault Logan Sedã.

Inclusive, quando completei 18 anos ele prontamente me disse que quem iria me ensinar a dirigir seria ele. Inclusive ele que escolheu meu primeiro carro, um Escort L 90. Assim como me ensinou a me barbear com navalha e a dor nó em gravatas.

Papito era com certeza um cara de presença, que aonde chegava era percebido (risadas).

Gostava também de armas, armas de fogo e armas brancas. Teve vários facões, machadinhas, e sempre fala da Winchester 22.

Sua ideologia politica é que a democracia não tinha dado muito certo [risadas], sempre lembrava que na ditadura prevalecia a Lei e Ordem.

Embora não tivesse um esporte definido, gostava dos exercícios básicos de educação física como, por exemplo, polichinelo e caminhada. Gostava muito de falar sobre saúde, boa alimentação, boa noite de sono, não fumar, não beber etc.

Em 2001 eu comecei a trabalhar de office boy no Centro de São Paulo, Rua das Palmeiras e ele trabalhava de taxista na esquina das Rua Florêncio de Abreu com a R Senador Queiroz. Nesse ano ele estava começando a fazer a Faculdade de Direito na FIG – Guarulhos dai todos os dias saia do ponto de taxi para ir para a faculdade, porém me buscava no trabalho e me deixava no meu colégio antes de ir para a Faculdade. Nisso foram uns 3 anos assim. Mas nessa época ele vinha sempre desabafando acerca dos problemas diários, dai eu já começava a perceber a sobrecarga de trabalho, problemas financeiros e o estresse do homem em busca do sucesso [triste realidade].

No final de 2005 eu tinha entrado para o Programa Escola da Família (que proporcionava a abertura de escolas da rede estadual de ensino aos finais de semana). Eu seria o monitor e isso me daria direito a uma bolsa de estudos. Desta forma, eu havia prestado para Faculdade Sumaré – curso de Hotelaria com ênfase em Administração.

Mas lembro-me como se fosse hoje, meu pai insistiu tanto e por tantos dias, que cedi ao gosto dele e tranquei a matrícula e prestei vestibular para o curso de Direito (foi sem duvida nenhuma, uma das coisas que ele mais ficou feliz comigo – risadas).

 Importante mencionar nesse texto que meu pai foi um exemplo de superação, no ano de 2000 com 63 anos ele prestou vestibular para duas faculdades, a Faculdade São Francisco do Pari e a Faculdade Integrada de Guarulhos, sendo aprovado em ambas.

Iniciou seu estudo na FIG, mas por questões financeiras trancou em 2003 a matrícula. Mas você pensa que ele parou? Ele retornou 5 anos depois em 2008 com 71 anos. Em 2011 ele colou grau superior se tornando bacharel em Direito.

MEU PAI ERA O CARA!!!!

O maior patrimônio que recebi do meu pai, é que eu me senti AMADO e pude ter o privilégio de AMAR DE VOLTA.

SAUDADES ETERNAS PAI! TE AMO E SEMPRE VOU TE AMAR!

FAREI O POSSÍVEL PRA LEVAR SEU NOME POR TODA MINHA VIDA.

WAGNER PEDRO LIMA

 

 

Comentários

  1. Sr Marcelino realmente era foda, tiozinho porreta, não tinha tempo ruim.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo pela homenagem ao seu herói... nordestino é assim. Nunca desiste dos sonhos mesmo que demore a chegar.

    ResponderExcluir
  3. Linda história de vida!
    É maravilhoso e gratificante saber que meio as dificuldades,o seu pai superou e venceu todas as barreiras para viver com muita dedicação e esforço o que sempre almejou.
    Fica como exemplo a todos que nunca é tarde pra aprender e e ir em busca dos seus sonhos e objetivos.
    Levará o legado seu pai com muita esmero.
    A virtude de um vencedor é nunca desistir!
    Há sempre lugar no palco da vitória para os guerreiros.
    Parabéns pela homenagem!Deus continue te abençoando grandemente sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Ele trabalhava muito mas qd tinha um tempo sempre levava os filhos para passear, homenagem merecida a ele

    ResponderExcluir
  5. Assim que tiver um tempo vou contar um pouco da minha vivência com ele tb, parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE FRASES E PENSAMENTOS

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Papa Francisco – Jornada Mundial da Juventude – RJ/2013 “Não importa o ninho se o ovo é de águia”. Abraham Lincoln “Concentre-se nos gigantes e você tropeçara”. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão. Max Lucado “Eu tive muitas coisas que guardei na minha mão e as perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Martin Luther King “A abelha é um dos mais estimados seres do reino animal, não porque trabalha, mas porque produz para os outros”. João Crisóstomo  “O livro sagrado do Deus vivo sofre mais com seus expositores do que com seus opositores”. Leonard Ravenhill “Prova não se faz para passar, mas até passar. A dor de estudar é temporária, mas o cargo é para sempre”. William Douglas “A graça humilha o homem sem degrada-lo e o exalta sem torna-lo orgulhoso”. C.Hodge “Na criação, Deus nos mostra sua mão, na cruz seu coração”. Marcelo de Oliveira “Deus cria...

A OUTRA FACE DO REAVIVAMENTO NA RUA AZUSA NO ANO DE 1906 – POR WAGNER PEDRO

De acordo, com as estatísticas há mais de 600 milhões de carismáticos e seguidores de movimentos pentecostais. Cada membro da igreja que seja carismático ou pentecostal tem suas raízes do avivamento da Rua Azusa e, mesmo assim a maioria das pessoas não conhece a sua própria história. Muitas pessoas pensam sobre o movimento da Rua Azusa e falam sobre falar em línguas. È muito mais que isso. Era 1906, e Deus mostrou um modelo para a sociedade. Em 1906, as mulheres dos EUA não tinham o direito nem de votar, porém no movimento pentecostal da Rua Azusa elas tinham posições de autoridade e liderança na igreja. Em 1906, havia segregações por toda a sociedade e ainda assim, Deus mandou um avivamento para os negros, hispânicos etc. Deus valorizou essas pessoas 50 anos antes de qualquer legislação civil. Dizem os historiadores que o poder de Deus era tão forte na Rua Azusa que, às vezes pessoas caíam a um quarteirão do prédio pelo poder do Espírito Santo. Em 1906 para os lutera...

COMO SE TORNAR UM TIRANO? – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO – WAGNER PEDRO

  A série é um documentário com a temática política/militar. Praticamente aponta o que os ditadores têm em comum analisando as decisões dos principais ditadores da história. O que seria um ditador? É uma autoridade máxima que dita às leis conforme seu bel prazer. A série analisa os principais ditadores: Adolf Hitler, Saddan Hussein,   Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar   khadafi e finalmente a dinastia Kim. As principais lições que esses ditadores fizeram a seguir: 1.        ACREDITE EM VOCÊ Adolf Hitler teve um livramento de morte nas trincheiras durante a primeira guerra mundial, isso o fez pensar que era algum tipo de escolhido com um propósito.   2.        PASSE UMA MENSAGEM - DEIXE AS PESSOAS INDIGNADAS - APRESENTE UM INIMIGO - SE MOSTRE O SALVADOR Adolf Hitler passou uma mensagem através de um discurso de ódio, apresentando os judeus como responsável por toda desgraça alemã e obviamente...