Pular para o conteúdo principal

LIVROS PSEUDO-EPÍGRAFOS

O termo pseudo quer dizer falso, e epígrafe significa escrito. Ou seja, escritos falsos.
Estes livros foram escritos em nome dos apóstolos ou personagens de destaque no início da Igreja. Apresentam os conteúdos mais absurdos e são facilmente identificados como espúrios.
Na Bíblia, temos apenas 4  Evangelhos que  passaram no Teste de Canonicidade das  Escrituras.  Mas  não  existiam  apenas  4  evangelhos,  muitos  outros foram escritos. Estes Evangelhos não foram aceitos pela igreja, por possuirem  informações contrárias as demais doutrinas ensinadas por Jesus.
Falando de livros de Atos, na Bíblia temos o livro de Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas. Porém na mesma época em que ele foi escrito, muitos outros livros de Atos também foram elaborados por vários escritores.
Da mesma forma os apocalispses. Em nossas mãos temos apenas o Apocalipse de João (um dos discípulos de Jesus), mas também foram escritos muitos outros apocalipses, que era uma forma de literatura da época.
O número exato desses livros é difícil de apurar. Por volta do século XIX, Fótio havia relacionado cerca de  280  obras. A  partir  de  então  muitas outras apareceram.
A rejeição deste livros nos segurança de que o Canon Sagrado das Escrituras não  foi  feito  de  qualquer  jeito,  mas  que  os  testes  de  canonicidade  foram realizados de forma rigorosa pela igreja, para não dar autoridade a qualquer livro a que não lhe é devida.
Alguns destes livros apócrifos e pseudo-epígrafo contém material histórico que pode ser pesquisado, mas não autoridade divina como Palavra de Deus revelada e inspirada.
Relacionamos abaixo alguns dos pseudepígrafos mais importantes e das tradições a eles relacionadas:
  
EVANGELHOS
1.    O Evangelho de Tomé (século I) é uma visão gnóstica dos supostos milagres da infância de Jesus.
2.      O Evangelho dos ebionitas (século II) é uma tentativa gnóstico-cristã de perpetuar as práticas do Antigo Testamento.
3.   O Evangelho de Pedro (século II) é uma falsificação docética e gnóstica.
4.     O Proto-Evangelho de Tiago (século II) é uma narração que Maria faz do massacre dos meninos pelo rei Herodes.
5.   O Evangelho dos egípcios (século II) é um ensino ascético contra o casamento, contra a carne e contra o vinho.
6. O Evangelho arábico da infância (?) registra os milagres que Jesus teria praticado na infância, no Egito, e a visita dos magos de Zoroastro.
7.    O Evangelho de Nicodemos (séculos II ou V) contém os Atos de Pilatos e a Descida de Jesus.
8.       O Evangelho do carpinteiro José (século IV) é o escrito de uma seita monofisista que glorificava a José.
9.     A História do carpinteiro José (século V) é a versão monofisista da vida de José.
10.     O passamento de Maria (século IV) relata a assunção corporal de Maria e mostra os estágios progressivos da adoração de Maria.
11.     O Evangelho da natividade de Maria (século VI) promove a adoração de Maria e forma a base da Lenda de ouro, livro popular do século XIII sobre a vida dos santos.
12.   O Evangelho de um Pseudo-Mateus (século V) contém uma narrativa sobre a visita que Jesus fez ao Egito e sobre alguns dos milagres do final de sua infância.
13-21.Evangelho dos doze, de Barnabé, de Bartolomeu, dos hebreus (v. "Apócrifos"), de Marcião, de André, de Matias, de Pedro, de Filipe.

ATOS
1.    Os Atos de Pedro (século II) contêm a lenda segundo a qual Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo.
2.     Os Atos de João (século II) mostram a influência dos ensinos gnósticos e docéticos.
3.     Os Atos de André (?) são uma história gnóstica da prisão e da morte de André.
4.   Os Atos de Tome (?) apresentam a missão e o martírio de Tome na índia.
5.   Os Atos de Paulo apresentam um Paulo de pequena estatura, de nariz grande, de pernas arqueadas e calvo.
6-8. Atos de Matias, de Filipe, de Tadeu.

EPÍSTOLAS
1.   A Carta atribuída a nosso Senhor é um suposto registro da resposta dada por Jesus ao pedido de cura de alguém, apresentado pelo rei da Mesopotâmia. Diz o texto que o Senhor enviaria alguém depois de sua ressurreição.
2.       A Carta perdida aos coríntios (séculos II, III) é falsificação baseada em 1Coríntios 5.9, que se encontrou numa Bíblia armênia do século V.
3.    As (Seis) Cartas de Paulo a Sêneca (século IV) é falsificação que recomenda o cristianismo para os discípulos de Sêneca.
4.    A Carta de Paulo aos laodicenses é falsificação baseada em Colossenses 4.16 (Também relacionamos essa carta sob o título "Apócrifos", p. 120-1)

APOCALIPSES
1.   Apocalipse de Pedro (também relacionado em "Apócrifos").
2.   Apocalipse de Paulo.
3.   Apocalipse de Tome.
4.   Apocalipse de Estêvão.
5.   Segundo apocalipse de Tiago.
6.   Apocalipse de Messos.
7.Apocalipse de Dositeu.
Os três últimos são obras coptas do século III de cunho gnóstico, descobertas em 1946, em Nag-Hammadi, no Egito.*

OUTRAS OBRAS
1.   Livro secreto de João
2.   Tradições de Matias
3.   Diálogo do Salvador

Fonte:
Curso de Bibliologia do Instituto Teologar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE FRASES E PENSAMENTOS

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Papa Francisco – Jornada Mundial da Juventude – RJ/2013 “Não importa o ninho se o ovo é de águia”. Abraham Lincoln “Concentre-se nos gigantes e você tropeçara”. Concentre-se em Deus e seus gigantes tropeçarão. Max Lucado “Eu tive muitas coisas que guardei na minha mão e as perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Martin Luther King “A abelha é um dos mais estimados seres do reino animal, não porque trabalha, mas porque produz para os outros”. João Crisóstomo  “O livro sagrado do Deus vivo sofre mais com seus expositores do que com seus opositores”. Leonard Ravenhill “Prova não se faz para passar, mas até passar. A dor de estudar é temporária, mas o cargo é para sempre”. William Douglas “A graça humilha o homem sem degrada-lo e o exalta sem torna-lo orgulhoso”. C.Hodge “Na criação, Deus nos mostra sua mão, na cruz seu coração”. Marcelo de Oliveira “Deus cria...

A OUTRA FACE DO REAVIVAMENTO NA RUA AZUSA NO ANO DE 1906 – POR WAGNER PEDRO

De acordo, com as estatísticas há mais de 600 milhões de carismáticos e seguidores de movimentos pentecostais. Cada membro da igreja que seja carismático ou pentecostal tem suas raízes do avivamento da Rua Azusa e, mesmo assim a maioria das pessoas não conhece a sua própria história. Muitas pessoas pensam sobre o movimento da Rua Azusa e falam sobre falar em línguas. È muito mais que isso. Era 1906, e Deus mostrou um modelo para a sociedade. Em 1906, as mulheres dos EUA não tinham o direito nem de votar, porém no movimento pentecostal da Rua Azusa elas tinham posições de autoridade e liderança na igreja. Em 1906, havia segregações por toda a sociedade e ainda assim, Deus mandou um avivamento para os negros, hispânicos etc. Deus valorizou essas pessoas 50 anos antes de qualquer legislação civil. Dizem os historiadores que o poder de Deus era tão forte na Rua Azusa que, às vezes pessoas caíam a um quarteirão do prédio pelo poder do Espírito Santo. Em 1906 para os lutera...

COMO SE TORNAR UM TIRANO? – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO – WAGNER PEDRO

  A série é um documentário com a temática política/militar. Praticamente aponta o que os ditadores têm em comum analisando as decisões dos principais ditadores da história. O que seria um ditador? É uma autoridade máxima que dita às leis conforme seu bel prazer. A série analisa os principais ditadores: Adolf Hitler, Saddan Hussein,   Idi Amin, Joseph Stalin, Muammar   khadafi e finalmente a dinastia Kim. As principais lições que esses ditadores fizeram a seguir: 1.        ACREDITE EM VOCÊ Adolf Hitler teve um livramento de morte nas trincheiras durante a primeira guerra mundial, isso o fez pensar que era algum tipo de escolhido com um propósito.   2.        PASSE UMA MENSAGEM - DEIXE AS PESSOAS INDIGNADAS - APRESENTE UM INIMIGO - SE MOSTRE O SALVADOR Adolf Hitler passou uma mensagem através de um discurso de ódio, apresentando os judeus como responsável por toda desgraça alemã e obviamente...