quarta-feira, 10 de julho de 2019

GRATIDÃO GERA A FELICIDADE – DR. WAGNER PEDRO LIMA


Hoje quero conversar com vocês sobre gratidão e felicidade, esse é mais um encontro para a gente refletir sobre como transformar nossa vida, numa vida mais leve, mais saudável e feliz.
O Dr. Todd Kashdan diz o seguinte: existem três elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, esses elementos seriam: 1.relacionamentos significativos; 2.gratidão; e 3.viver o momento presente com atitude aberta e curiosidade.
O que é gratidão para você? Porque será que tanto se fala em gratidão? Quando o assunto é felicidade a neurociência tem muitos caminhos que ajudam a gente entender o seguinte, quando a gente tem um pensamento de gratidão a gente ativa um sistema de recompensa que temos no cérebro e esse sistema é à base da nossa satisfação, da nossa autoestima, e ele é responsável pela aquela sensação de bem-estar, de prazer no nosso corpo, quando a gente exercita gratidão, a gente estimula o sistema, quando o cérebro entende que alguma coisa boa aconteceu, alguma coisa deu certo, que a gente foi bem sucedido, que a gente está se sentindo grato por alguma coisa, o cérebro libera uma substância chamada dopamina, que é aquele neurotransmissor responsável entre outras coisas pela sensação de prazer, de recompensa, ao mesmo tempo que ele promove a sensação de conquista a dopamina ela motiva a gente agir de novo em direção a outras metas, desejos e a outras necessidades, quanto mais esse ciclo de busca de realizar se repete mais o nosso organismo busca outras ondas de prazer e recompensa, por isso que as redes sociais exerciam tanta gente. Cada like, cada notificação, ativa esse mesmo centro de recompensa, então, por exemplo: procrastinação, dúvida, falta de entusiasmo, estão muito ligadas a baixos níveis dessa substância chamada dopamina, além da dopamina, o cérebro também libera um hormônio chamado ocitocina, que é conhecido como hormônio do amor, ele estimula o afeto, paz, tranquilidade e reduz a ansiedade além da sensação de bem-estar.
Desta forma, exercitar a gratidão ajuda a dissolver nossos medos, nossas angústias, nossa raiva, ou seja, é muito mais fácil à gente controlar os estados emocionais negativos, quanto mais à gente utiliza esse sistema, mais a gente o reforça, e é exatamente por isso que as pessoas que focam na gratidão apresentam esses níveis mais elevados.
Isso não significa que as pessoas que exercitam a gratidão negam ou ignoram os sentimentos e aspectos negativos da vida, mas significa que elas focam nos sentimentos agradáveis nessa busca pela felicidade e muitas pessoas que ainda não estão felizes elas querem ter cada vez mais, elas querem ser mais importantes, elas querem fazer mais, mas elas acabam demostrando que ainda não estão verdadeiramente gratas por aquilo que já tem. Se você ainda não está satisfeito com que você tem, o que te leva a crer que você vai se sentir mais satisfeito tendo mais?
Mas então, como é que eu posso exercitar minha gratidão? Criando um hábito! Segundo a neurociência já comprovou, eu preciso de três coisas: 1. Eu preciso decidir fazer isso; 2. Eu preciso agir, ou seja, preciso fazer; e 3. Eu preciso ter consistência, ou seja, preciso persistir por tempo suficiente para que minha atitude se torne um hábito, haja vista, que o nosso cérebro aprende por repetição.
Se você quiser adquirir esse hábito, desenvolver-se, decida se você quer mudar os seus padrões mentais, transformar sua vida colocando pensamentos em ações e alcançando resultados apesar de tudo e apesar de qualquer coisa, ou seja, depois que decidiu não pare, você precisa só de pequenas ações diárias que se tornará em rotina, e seja consistente, insista persista, e você vai transformar a gratidão no seu servo, mas você vai precisar de um tempo até automatizar essas suas ações, que a gente chama de hábito.
Então aqui vai uma dica para você, pega um caderninho para você anotar todos os dias suas gratidões, por exemplo: no fim do dia antes de dormir anota e pergunta o que aconteceu hoje? E não importa se foi um acontecimento grande ou pequeno, se foi simples ou importante, mas que aconteceu hoje que me fez sorrir, que eu fiz de positivo hoje, o que eu gostei, o que eu aprendi de novo, qualquer pequena coisa é motivo de despertar o sentimento de gratidão, o pôr do sol, uma pessoa que encontrei, uma comida que eu comi, o banho quente que tomei, qualquer coisa que te traga satisfação que gera esse sentimento positivo. Faça o teste pelo menos por um mês seguido, você vai ver a transformação positiva que vai acontecer na sua vida, o modo como você vê a vida vai mudar, o modo como você sente a vida vai mudar.
Quanto mais grato à gente se torna, quanto mais gratos somos, mais a gente encontra um motivo para agradecer, parece clichê, mas é isso que acontece na prática e seu nome é “felicidade”.
Então temos que aprender a ordem certa das coisas, não é a felicidade que torna a gente grato, mas é a gratidão que torna a gente feliz. Muito obrigado por ter ficado comigo até aqui, tenha uma boa semana, um forte abraço e até o nosso próximo encontro.  Wagner Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...