terça-feira, 15 de julho de 2014

A história do Protestantismo no Mundo Part. 1


No Século de XVI ocorreu uma série dramática, protestos religiosos, sociais e políticos. Fez com que surgisse uma nova forma de cristianismo, sendo o terceiro grande ramo de religião na Europa aparecendo como rival do catolicismo (exceto Inglaterra) e da igreja ortodoxa (Inglaterra).
O movimento protestante se espalhou pelo mundo inteiro se tornando o maior movimento religioso da história.
Protestantismo ou Cristianismo Protestante deriva de protestação, o documento de protesto do ano 1529 assinado por 6 príncipes albanos que representavam as 14 cidades ao sul da Albânia.
O objetivo desta aliança se deu pela revolta da guerra imperial da Espanha que havia tentado unificar os territórios da Suíça, Áustria e Alemanha.
Os documentos declaravam dois princípios básicos:
1.    As Sagradas Escrituras como autoridade de Deus acima da autoridade do Papa
2.    A salvação do homem através da consciência e fé e não por dogmas da igreja
Foi por conta dos ensinos de Lutero que teve o estopim acima mencionado. Os governantes e líderes religiosos se reuniram, e intimaram Lutero a comparecer e a se retratar de seu manifesto com 95 artigos. O que culminou 8 anos depois na reforma protestante, propriamente dita.
Desta forma, o protestantismo nasceu como algo para reparar diferenças na cúpula da igreja. Na igreja romana não era autorizado aprovar qualquer teologia diferente da existente. Entretanto, Lutero defendia que para o homem é impossível ganhar a sua própria salvação, ela é oferecida gratuitamente, diferente dos ensinamentos da igreja na época.
Com a invenção da imprensa o acesso a Bíblia ficou muito mais fácil, muitos cristãos por si próprio queriam descobrir o que significavam as escrituras.
A Bíblia tinha sido traduzida na língua do povo e impressa e distribuída para ser lida e interpretada.
Logo, os protestantes começaram a se reunir, e a formar sua liturgia, e uma das primeiras coisas a modificarem, é que eles não fariam adoração a imagens, algo muito comum pela igreja romana.
O protestantismo era liderado ao norte da Europa por Martinho Lutero e ao sul por Ulrich Zwingli.
Foram os protestantes que introduziram a ideia de sacerdócio universal, ou seja, qualquer pessoa poderia ter acesso direto a Deus, não precisando mais da figura de um padre.
Mas havia um problema, uma vez que, se alegava que todo cristão era sacerdote, logo, teve que se fazer uma divisão administrativa. Então os padres na reforma protestante tinham como papel a tarefa de ensinar e não a de religar o homem a Deus.
Desde então, o sermão se tornou o ponto central do culto, o que até o momento não era praticado.
Houve surgimento de vários grupos. Alguns grupos como, por exemplo, os quakers opunha-se a chamada contratação de sacerdotes que aceitavam um pagamento por seus serviços.
Depois houve o surgimento de quatro correntes no protestantismo:
1.    Luteranos
2.    Reformista
3.    Radicais
4.    Anglicanos
Uma das mudanças significativas de Lutero (movimento luterano) foi sua tese referente à ceia. Agora não mais se ensinava a transubstanciação do pão e do vinho, mas apenas que, os mesmos representavam o corpo e o sangue de Cristo. Aboliu ainda, o ensino do purgatório, culto aos santos e a prática da penitência, pois não encontrou fundamento Bíblico.
Por sua vez, comentando acerca de Zwinglio (reformista), este era um sacerdote e patriota político, que assumiu a administração da igreja em 1519, Suíça. Ele tinha por costume pregar apenas o Novo Testamento. Pregava contra o jejum, oração aos santos, purgatório e a obrigação de pagar dízimos.
Assim como ocorreu com Lutero, os governantes e líderes religiosos se reuniram em Zurick, intimaram Zwinglio para um debate, nesta ocasião ele apresentou 67 artigos vários deles contra a ausência de regras e restrições religiosas.
No final os reformistas liderados por Zwinglio eliminaram muito mais dogmas da igreja católica do que os luteranos.
As igrejas reformadas na Suíça continuaram a ter vitral assim como na igreja “mãe” católica, mas durante a reforma, todas as obras de artes foram destruídas.
Outro fator relevante, é que a tradição protestante procurou desesperadamente encontrar um modelo Bíblico para justificar a hierarquia na igreja. João Calvino um sacerdote francês de Genebra , defendeu uma hierarquia dividida em 4 que alegava que foi instituída por Jesus Cristo, 1-Padres, 2- Doutores, 3- Anciões e 4- Diáconos.
João Calvino passou a ensinar que a ceia era apenas um memorial daquilo que Cristo tinha feito. Neste momento histórico, os protestantes não precisavam mais ir até o altar, mas passou a ser servida a ceia no seu próprio assento.
Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...