Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Romanos 12.2
INTRODUÇÃO
Devemos viver neste mundo sem tomar a forma dele e ter a mente transformada por Deus.
O poeta romano Juvenal diz: Mens sana in corpore sano > "uma mente sã num corpo são"
Doenças psicossomáticas > A soma de emoções incontroladas e os pensamentos negativos adoece o corpo.
O inimigo age dentro da mente.
A gente precisa treinar a mente.
Estamos tendo cuidado da mente?
Você fica doente quando você está sob estresse?
Não tem como separar o corpo da mente, porque realmente a gente não consegue deixar nossa mente em casa para o nosso dia a dia.
A gente está o tempo todo experimentando tudo na vida com a nossa mente, e tudo que a nossa mente pensa e acredita isso reflete no nosso corpo.
A doença às vezes vem nos dizer que alguns pensamentos que a gente tem mantido na nossa mente, algumas situações que a gente vem remoendo na nossa mente, tem sido nocivo para nós.
Nosso corpo e nossa mente trabalham juntos.
Como sua mente foi programada? Com tudo o que você viu, ouviu e sentiu?
Toda vez que temos fortes emoções, sentimentos fortes, acontece uma sinapse neural [descarga elétrica de neurotransmissor e hormônio] que faz uma memória. Quanta mais forte a emoção mais fixa a memória.
Mas devemos substituir memórias ruins por boas.
Nem tudo é de origem espiritual.
Vamos ver os principais transtornos da mente:
Transtorno da mente
1. Depressão e Ansiedade
Depressão, o mesmo que estar em baixa com o humor, estar com uma tristeza permanente.
Ansiedade, ter excesso de preocupação.
Uma pessoa saudável pensa 60% presente, 10% passado e 30% no futuro.
Uma pessoa que pensa muito no passado adquire depressão.
Uma pessoa que pensa muito no futuro adquire ansiedade.
Segundo pesquisa realizada com um grupo de pastores no Hospital das Clinicas de SP, pelo psiquiatra Dr Francisco Lotufo Neto, 26% dos participantes apresentaram problemas psiquiátricos, sendo que 16,4% apresentava depressão.
2. Transtorno alimentar (anorexia e bulomia)
Anorexia leva a pessoa a ter uma visão distorcida do seu corpo. A pessoa tem medo de ganhar peso e para de comer mesmo estando magro.
Bulomia a pessoa tem medo de ganhar peso, mas ao invés de parar de comer, se alimenta e depois provoca o vômito.
3. Dependência química
O vicio em qualquer tipo de substância química, álcool, tabaco ou drogas a fins. É uma doença. Geralmente o excesso de uso da droga é pra esconder algo que falta dentro [atenção, carinho, aceitação etc].
A droga, não respeita raça, cor, religião ou classe social. 30% das pessoas que estão na cracolandia tem,curso de nível superior.
4. Transtorno sexual (compulsivo)
Existem milhares de casos chamados de parifilias. A listagem oficial traz 86 [oitenta e seis]. Parifilia é um comportamento que a pessoa alega que só tem prazer fazendo uma atividade que não seja o sexo tradicional.
Citaremos apenas o vicio em masturbação que pode ser uma forma da pessoa usar como válvula de escape emocional. Toda vez que pessoa passa por algum problema emocional tenta aliviar sua carga emocional com essa prática.
5. Transtorno obsessivo compulsivo (toc)
É ter determinadas manias. Está relacionado à fobia [ter medo] e pode prejudicar a pessoa ao ponto de não conseguir trabalhar e ter uma vida normal. Como medo de pegar germes. E mais recentemente, podemos até citar medo de contrair COVID-19. Existe um caso de um adolescente que ficava sempre com as mãos fechadas com medo de contaminar as mãos.
6. Transtorno delirante (esquizofrênico > ouve e vê coisas)
Esse aqui quase sempre é associado a possessão demoníaca. A pessoa relata ouvir coisas e até ver. Mas muitos casos o exorcismo não resolveu, mas o remédio resolveu.
7. Transtorno de personalidade (psicopata > louco moral > sem empatia)
Embora alguns se tornarem assassinos em série, as grande maioria nunca chega a infringir a lei. Conquistam as coisas enganando. Podemos encontra-los disfarçados de religiosos, bons políticos, bons amigos. Mas eles Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder, status e riqueza. São bons mentirosos e podem se passar por boa praças, geralmente se tornam, chefes tiranos, lideres etc.
8. Transtorno do hábito e impulso (TEI - transtorno explosivo intermitente)
Ter ataques de fúria e perder totalmente o controle. Frequentemente associado a pessoas no trânsito. Se acontecer mais de 3 vezes por ano, significa dizer que essa pessoa precisa de tratamento.
9. Transtorno do humor (bipolar > oscilação na polarização positiva /negativa)
A pessoa apresenta quadro clinico de variação de humor, tendo bom humor, tristeza e irritabilidade. Ora muito feliz, ora muito triste, sem uma causa que justifique.
10. Síndrome do pânico (ansiedade aguda > sensação de que vai morrer)
É ansiedade no seu estado máximo, ao ponto que a pessoa tem crises de varia de 20 á 40 minutos, com sintomas sensação de medo sem um motivo que justifique, e de falta de ar.
11. Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)
Comportamento persistente de desafiar autoridades. Acontece com crianças e adolescentes. Mas estudos mostram que se não tratados, 25% permanece em adultos, chamado de Transtorno de Conduta.
12. Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Após uma situação de trauma a pessoa fica com um medo de reviver a mesma situação novamente, e que nunca vai embora.
13. Transtorno de personalidade bordeline (BDL)
A pessoa tem instabilidade emocional e hipersensibilidade. Geralmente se açoita, se queimando, se cortando, e casos graves levam até o suicídio.
14. Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)
Mania de grandeza, uma necessidade de admiração e falta de empatia.
15. Síndrome de Burnout > esgotamento físico/mental > stress
Atinge praticamente todos o profissionais e inclui pastores. Pode causar morte por doença cardiovasculares, aneurisma vascular cerebral, depressão e ansiedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário