quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Como você entende a Salvação? - Dr. Wagner Pedro Lima

 

Como jurista entendo que a salvação é um processo, o que significa dizer que é feito por fases. Como teólogo diria que é GRAÇA [um favor que eu não mereço] de Deus para a humanidade.

A ideia de ir para o céu tem perseguido o homem por séculos e determinado o estilo de vida de muitos. Os religiosos se guiam por sua fé, os esotéricos têm suas crenças, e os ateus dizem que não há nada.

Em busca deste depois foram elaboradas inúmeras obras de arte, sacrificadas milhares de vidas e dedicados esforços na política, religião, ciência e em praticamente qualquer área.

Além da morte existem verdades que esperam por nós, lá em cima, nos céus, onde Deus aguarda com as respostas.

Mas o fato é que a Bíblia Sagrada nos mostra que existem dois caminhos.

Durante séculos, o céu foi retratado por artistas, poetas, autores e pregadores. IRINEU, AGOSTINHO, JOHN MILTON, JERONIMO e muitos outros escreveram sobre o céu e suas glórias.

O pastor e escritor DR. STEVEN J. LAWSON escreveu sobre o céu; não se engane o céu é um lugar real. Não é um estado de consciência. Não é uma invenção da imaginação humana. Não é um conceito filosófico, nem abstração religiosa. Não é um sonho emocionante. Nem as fábulas medievais de um cientista do passado. Não é superstição desgastada de um teólogo liberal, é um lugar real. É um lugar muito mais real do que onde você está agora...

Mas a palavra de DEUS também fala do lugar que se chama “inferno” a esse lugar de terror, a escritura também dá o nome de “lago de fogo”, “lugar de destruição” e/ou “negridão das trevas” para os perdidos [João 3.36].

O fato é que todos pecaram e foram afastados da glória de Deus [Romanos 3.23]. Desta forma, o ser humano precisa de um salvador, e não pode o homem salvar a si próprio.

Nesse sentido Deus por amor envia seu filho como Salvador [João 3.16].  Embora a palavra religião tenha o sentido de religar, sabemos pela Bíblia Sagrada que apenas Jesus tem o poder de reconciliar o homem [1 Timóteo 2.5], razão pela qual temos que aceitar esse beneficio confessando a Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor [ Romanos 10.9].

Finalmente, quando recebemos a Jesus como Salvador, saímos do status de inimigos de Deus e passamos agora a desfrutar da condição de filhos [ João 1.12].

Embora sejamos depravados pelo pecado, ainda assim somos capazes de ter o impulso de escolher Jesus e confiar em Deus para a salvação [essa sinergia faz parte de todo o processo da salvação].

Na cruz foi pago o preço quando Jesus Cristo disse “TETELESTAI” que significa “FOI CONSUMADO”, ou seja, seu sacrifício e derramamento de sangue foi o pagamento realizado pela nossa Salvação, razão pela qual somos então justificados ao escolher a Ele como nosso Salvador [Romanos 8.1].

No AT a morte de um animal fazia expiação pelo pecado do povo, sendo que o ritual era contínuo, mas na morte de Cristo, Deus deu de uma única vez, expiação suficiente para todos quanto o quiserem recebe-lo [Hebreus 2.17].

Após esse novo nascimento espiritual em Cristo [1 Coríntios 12.13] o homem passa a caminhar na Obra do Espírito Santo [Gálatas 5]. Essa obra regenera o coração do homem em resposta ao ato de fé salvadora [sinergia].

Uma vez regenerado cabe ao homem andar em Santidade [separação], observando a Palavra [Salmos 119.9.]. Assim Deus age mantendo o seu povo, mas nem sempre impede que alguns dos nascidos de novo decaiam para destruição [1 Timóteo 4.1] pois o homem exerce seu livre arbítrio.

Mas aos que vencerem terão direito a passar a Eternidade com Deus [Apocalipse 2.7].

Resumindo faço das minhas palavras a do grande pregador inglês Charles H Spurgeon:

Minha teologia se resume em quatro palavras: Jesus morreu por mim.

Charles Spurgeon

 Espero que essa resposta faça sentido pra você que está lendo.

Fraternalmente,

Wagner Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...