quinta-feira, 28 de maio de 2020

AO DEUS DESCONHECIDO – Atos 17.22-23

AO DEUS DESCONHECIDO – Atos 17.22-23
Em Atenas na Grécia é o local exato onde esteve o apóstolo Paulo pregando no areópago segundo nós encontramos a história no livro de Atos dos Apóstolos.
O areópago ficava em uma colina chamada de Colina de Marte, e em cima de uma pedra os gregos faziam seus discursos, defendiam suas ideias, disputavam as suas filosofias, suas teses, suas retóricas, e o povo se aglomerava para ouvir os grandes mestres.
Pausânias dizia que em Atenas naquela época havia mais de 30.000 estátuas públicas fora os particulares. Outro autor romano Juvenal disse que é mais fácil encontrar um deus do que encontrar um homem em Atenas.
Em Atos Capítulo 17 Paulo faz menção de um antigo autor grego chamado Epimênides.
Há aproximadamente 500 A.C houve uma praga na cidade de Atenas e como existia muitas divindades, muitas estátuas, eles ofereceram sacrifício para cada um dos deuses, mas nenhum deles fez cessar a praga, até que alguém lembrou de um escritor grego, filósofo e poeta que morava na Ilha de Creta o seu nome Epimênides, que era conhecido pelos seus discursos duros contra os gregos e contra os cretenses , dentre várias coisas que dizia, ele alertava os gregos que “não estavam adorando o Deus verdadeiro”.
Desta forma, a história diz que ele colocou várias ovelhas no areópago e ele falou que as ovelhas iriam caminhar para o lugar onde o Deus verdadeiro deve ser adorado, eles soltaram as ovelhas e elas começaram a descer a rocha, passaram pela imagem de um Deus, e não pararam, passaram pela imagem de outro Deus e não pararam, até que chegou no lugar onde não havia imagem nenhuma, e elas deitaram ali, e Epimênides falou que ali se deveria construir o altar, e perguntaram, qual será a figura desse Deus? Ele falou para não colocar imagem nenhuma, mas eles insistiram, qual o nome dele então? Para que nós possamos o adorar, e Epimênides disse: escrevam ao “Deus desconhecido”, então fizeram sacrifícios das ovelhas a esse “Deus desconhecido” e a praga de Atenas cessou.
Depois de 500 anos, Paulo sobre esse mesmo local, aponta para o altar ao “Deus desconhecido” e diz a esse que vocês devem adorar.
As pessoas daquela época tinham muitas religiões, mas não conhecia o Deus verdadeiro, o mundo hoje também tem muitas filosofias, muitas ideias, muitos recursos, muitos estilos de vida, mas as pessoas precisam conhecer o Deus verdadeiro, aquele Deus que pode salvar.
Que o Deus de Paulo, que o Deus da Bíblia, possa estar com você neste momento, que Deus não seja um desconhecido para você, mas que para você ele possa ser um amigo, um amigo mais chegado que um irmão.
Abraço, Dr. Wagner Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...