segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Vitalidade – Dr Wagner Pedro


Para falar de felicidade precisa se falar de vitalidade, e para falar de vitalidade precisamos falar sobre o funcionamento do nosso organismo.
Não serve para nada eu buscar conhecimento se eu não tiver energia para viver bem a vida, e quando eu falo de vitalidade eu estou falando de um tripé que é a alimentação, exercício e o sono.
Eu preciso me alimentar bem, de forma saudável e correta. Eu preciso praticar exercícios físicos regularmente, e eu preciso de boas noites de sono.
Infelizmente são coisas que a minoria prática, e você cuida bem desses três pilares da vitalidade? E o que isso tem a ver com felicidade? Tudo! Se o nosso corpo e o nosso cérebro valessem 10 milhões de dólares, eu garanto que todos nós dedicaríamos 100% a esses três pilares todo santo dia, e um dos segredos da vitalidade é justamente saber usar a nossa neuroquímica a nosso favor.
Se você juntar as duas mãos fechadas você vai ter mais ou menos o tamanho do seu cérebro, representa 2% do seu peso corporal, mas o seu cérebro sozinho consome 30% do oxigênio que você respira 25% do seu fluxo sanguíneo vai para o seu cérebro, 40% de todos os nutrientes que você ingere são usados para aumentar o seu cérebro, 30% de toda a água que você bebe são usados para manter o seu cérebro funcionando.
Então a dica de hoje é uma dica quase decepcionante para quem estava esperando algo totalmente inovador, e a dica é, beba mais água.
A felicidade é um estado emocional que depende de fluídos, de hormônios, do organismo funcionando de forma saudável. O fluxo sanguíneo saudável depende de água, ela é essencial para o transporte de nutrientes.
Quando ficamos muito tempo sem beber água o raciocínio fica mais lento, a gente se sente sem energia, mais de 70% do nosso corpo e água, então entre suor, lágrimas, idas ao banheiro, a gente elimina 22 litros de água por dia, as nossas células não tem capacidade de armazenar água, então sentir sede já é um sinal de desidratação leve, então entre 11 e 3% de desidratação, seu raciocínio fica mais lento, a temperatura de seu corpo sobe, você passa a sentir sonolência, fadiga. Uma desidratação de 3 a 6% já é moderada, seu corpo já perde a capacidade de regular a temperatura, de você transpirar, você começa ter câimbra, dor de cabeça, 6% de desidratação já é uma desidratação severa, o sangue fica com volume tão baixo que você pode ter um choque, ou seja, se pode entrar em coma, e pode ir a óbito por falta de hidratação.
Então se você quer criar felicidade, crie o hábito de beber água, se você não criar esse hábito, e continuar bebendo água só quando você tiver sede, ou quando você tiver tempo, isso sempre vai fazer a diferença no seu desempenho, no modo como o seu organismo funciona, e consequentemente no modo como você se sente. Esse modo como você se sente, afeta o modo como você age e reage, e obtém resultados, também é afetado.
Desta forma, então não adianta falar de mil práticas de bem-estar para gerar sua felicidade, se a gente vai andando na contramão, nosso corpo é a casa dessa felicidade.
Então vamos arrumar a casa para poder receber bem essa felicidade, a quantidade de água que cada pessoa precisa varia bastante de acordo com diversos fatores, mas uma conta rápida que você pode fazer é multiplicar 35 ml por cada quilo seu corporal, então, por exemplo, uma pessoa de 70 kg, precisaria de mais ou menos, 2 litros de água por dia.
Se você não tem o hábito de beber água, se não gosta, se não se lembra, coloca o alarme do celular em um desses aplicativos como lembrete para tomar água. Não custa nada, 2 litros de água são 10 copinhos daquele branquinho descartável, que tem em todo lugar de 200 ml, se você acordar 6 horas da manhã, das 6 horas da manhã até 3 horas da tarde, tomando um copinho por hora, você já bebeu 2 litros de água, é só questão se organizar.
Quando a gente organiza, a gente facilita a criação de novos hábitos, lembrando que suco, chá, fruta, tudo isso entra nessa conta da água, menos refrigerante, álcool, obviamente não, esses dois desidrata mais do que hidrata.
Quem soa muito, por exemplo, quem bebe muito café, e bebe muito álcool, precisa aumentar um pouco a quantidade de água, por que todos esses hábitos desidratam.
Quem tem carro e sai para viajar, verifica o nível de água, de óleo, de combustível, a gente não deveria sair para viajar sem verificar esses níveis, e o que a gente acaba fazendo com o corpo no dia a dia, a gente vai trabalhar, mas sem se tratar, só que nós somos pagos para usar o nosso cérebro, então no fundo a gente está se enganando, porque nosso cérebro não está rendendo o que ele poderia render.
Então você quer melhorar seu desemprenho, vou desafiar você a desenvolver esse hábito necessário de beber água suficiente todos os dias, para você sentir melhor.
Pensa aí qual é a estratégia que você vai usar, mas escolhe uma estratégia que começa hoje, por mais estranho que possa parecer, eu vim aqui falar sobre felicidade, e estou falando da importância de beber água neste processo. Na verdade estamos falando sobre o básico, o mínimo necessário, deixar o seu organismo funcionando, para você se sentir bem saudável, e ativo, a felicidade é um estado emocional, e ninguém consegue ser feliz estando doente, ou em desequilíbrio.
Se você tiver algum comentário pode responder aqui, e obrigado por você ter lido até o final, forte abraço, Wagner Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...