sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Doutrina e Costume – Dr Wagner Pedro Lima


Estudei um pouco sobre usos e costumes na matéria chamada INTRODUÇÃO A DOGMÁTICA.
Durante os séculos, os homens têm inventado doutrinas estranhas à Bíblia Sagrada, baseados em seus costumes e tradições, gerando um fardo muito pesado para as pessoas carregarem. A Teologia Católica é um grande exemplo de corrupção, pela introdução de doutrinas humanas, onde colocam a tradição como tendo a mesma autoridade que as Sagradas Escrituras, não obstante a isso, mesmo havendo a reforma protestante o cristianismo ainda permanece com dogmas (ponto de vista considerado certo e indiscutível).
A doutrina de Deus são os ensinamentos bíblicos corretamente interpretados, e que geram no crente, temor, santidade, amor, etc... E o levam à vida eterna.
Eu consigo perfeitamente saber diferenciar uma doutrina de um costume usando três filtros, senão vejamos:
1-    Sua origem:
A Doutrina provém de Deus revelado nas Sagradas Escrituras. Costume provém do homem baseado no que ele entende ser ético. Fazendo a observação que em Direito a ética significa saber se comportar de acordo com o ambiente em que se encontra. Respondendo as perguntas básicas. Posso? Devo? Quero?
2-    Seu alcance:
A doutrina é geral, a Santa Palavra é a mesma do Oiapoque ao Chuí, a mesma no Brasil e no Japão. Já o costume é exclusivamente local e muda de uma região para outra.
3-    Quanto ao tempo:
A doutrina é permanente, imutável, atravessa a história de forma inalterada. Já o costume tem lapso temporal, é temporário, transitório. Na minha época os adolescentes eram excluídos se fossem ao Play Center ou boliche, hoje tem caravanas para excursões patrocinado pela igreja.
Desta forma, se a discussão da barba fosse algo doutrinário, o mais lógico seria permitir e não proibir, pois era costume dos galileus.
Em todo caso, existe a questão de pertencer ao grupo, quando entramos para qualquer grupo, temos que necessariamente se sujeitas às regras impostas e seguidas pela maioria se quisermos ser aceitos, razão pela qual entendo que quem desobedece a um costume, é antiético e caso repreendido não seja humilde para se sujeitar peca contra a autoridade constituída e consequentemente contra Deus, pois tudo deve ser feito de forma ordeira e decente.
Fica registrada minha humilde opinião. Saudações a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...