DEPRAVAÇÃO TOTAL
Para João Calvino: As pessoas são tão depravadas e
rebeldes que são incapazes de confiar em
Deus, sem que a obra especial da graça mude seus corações para que, por
necessidade e de boa vontade elas creiam.
Para Jacobus Arminius: Somos depravados e corruptos, mas
somos capazes de ter o impulso decisivo para confiar em Deus com a ajuda divina
geral, que Ele dá a todas as pessoas.
ELEIÇÃO
Para João Calvino: Deus escolheu incondicionalmente aqueles
que Ele trará à fé e à salvação.
Para Jacobus
Arminius: Deus escolheu trazer à salvação a todos cuja fé conheceu de antemão,
mas Ele não fez isso de modo decisivo.
EXPIAÇÃO
Para João Calvino: Na morte de Cristo, Deus proveu expiação
suficiente a todos, mas designou, planejou e resolveu que ela fosse eficaz para
os eleitos, o que significa que Ele obteve para eles, a promessa da nova
aliança: Deus operaria em seu povo a graça da fé e perseverança.
Para Jacobus
Arminius: Na morte de Cristo, Deus deu expiação suficiente para todos, e
designou que ela se tornasse eficaz pela virtude da fé. A expiação não executa
a fé. A fé a torna eficaz; isso significa que a fé, em si, não é um dom
adquirido pela cruz, mas é o meio humano de se obter o dom do perdão adquirido.
GRAÇA IRRESISTIVEL
Para João Calvino: O nascer de novo ou graça é a obra
regeneradora, no coração, que gera necessariamente o ato da fé salvadora.
Para Jacobus Arminius: A obra regeneradora diz que é a obra
que regenera o coração em resposta ao
nosso ato de fé salvadora.
PERSEVERANÇA
Para João Calvino: Deus age sem errar, mantendo na fé todos
os que nascem de novo, e nenhum deles se perderá.
Para Jacobus Arminius: Deus age mantendo o seu povo, mas nem
sempre impede que alguns dos nascidos de novo decaiam para destruição.
PRINCIPAIS DEFENSORES
DA TEOLOGIA CALVINISTA CONTEMPORÂNEA: R. C. SPROUL e JOHN PIPER
PRINCIPAIS DEFENSORES
DA TEOLOGIA ARMINIANA CONTEMPORÂNEA: ROGER OLSON e NORMAN GEISLER
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