sexta-feira, 6 de março de 2015

DIFERENÇAS ENTRE CALVINISMO E ARMINIANISMO – Por Dr. Wagner Pedro

DEPRAVAÇÃO TOTAL

Para João Calvino: As pessoas são tão depravadas e rebeldes  que são incapazes de confiar em Deus, sem que a obra especial da graça mude seus corações para que, por necessidade e de boa vontade elas creiam.
Para Jacobus Arminius: Somos depravados e corruptos, mas somos capazes de ter o impulso decisivo para confiar em Deus com a ajuda divina geral, que Ele dá a todas as pessoas.

 ELEIÇÃO

Para João Calvino: Deus escolheu incondicionalmente aqueles que Ele trará à fé e à salvação.
 Para Jacobus Arminius: Deus escolheu trazer à salvação a todos cuja fé conheceu de antemão, mas Ele não fez isso de modo decisivo.

EXPIAÇÃO

Para João Calvino: Na morte de Cristo, Deus proveu expiação suficiente a todos, mas designou, planejou e resolveu que ela fosse eficaz para os eleitos, o que significa que Ele obteve para eles, a promessa da nova aliança: Deus operaria em seu povo a graça da fé e perseverança.
 Para Jacobus Arminius: Na morte de Cristo, Deus deu expiação suficiente para todos, e designou que ela se tornasse eficaz pela virtude da fé. A expiação não executa a fé. A fé a torna eficaz; isso significa que a fé, em si, não é um dom adquirido pela cruz, mas é o meio humano de se obter  o dom do perdão adquirido.

 GRAÇA IRRESISTIVEL

Para João Calvino: O nascer de novo ou graça é a obra regeneradora, no coração, que gera necessariamente o ato da fé salvadora.
Para Jacobus Arminius: A obra regeneradora diz que é a obra que regenera o coração  em resposta ao nosso ato de fé salvadora. 

PERSEVERANÇA

Para João Calvino: Deus age sem errar, mantendo na fé todos os que nascem de novo, e nenhum deles se perderá.
Para Jacobus Arminius: Deus age mantendo o seu povo, mas nem sempre impede que alguns dos nascidos de novo decaiam para destruição. 

PRINCIPAIS DEFENSORES DA TEOLOGIA CALVINISTA CONTEMPORÂNEA: R. C. SPROUL e JOHN PIPER

PRINCIPAIS DEFENSORES DA TEOLOGIA ARMINIANA CONTEMPORÂNEA: ROGER OLSON e NORMAN GEISLER

quinta-feira, 5 de março de 2015

Paralelo da família Croods com a família contemporânea sob a ótica do mundo - Dr Wagner Pedro Lima

Os “Croods” é uma animação que conta a história de uma família que ficava na caverna que os protegia de todos os perigos do mundo.

Concerteza não se trata de uma família de neandertal, mas de uma família de homo sapiens, com capacidade suficiente de aprendizado e evolução.

Naquele período neolítico os grandes perigos se prendiam e se resumiam basicamente nas bestas feras que tinha a capacidade suficiente de aniquilar a vida.

Neste contexto, observamos a personagem chamada Epp, que é uma garota jovem que integra esta família e com sua ânsia de conhecer o mundo, por vezes tem atitudes rebeldes, como se trata de uma animação para entreter o público, não é explorada de uma forma negativa esta sua característica, mas que, na prática tem levado muitos jovens a caminhos sem volta.

Nos derradeiros dias, o mundo apresenta outro perigo, a aniquilação da vida espiritual.

O mundo é uma vitrine, muito bem montada, que apresenta os produtos com a marca “mundo” hipnotizando os adolescentes e jovens.

Os valores do presente século são invertidos, para o que há neste mundo. Materialismo (desejo de ter), Hedonismo (desejo de prazer) e o Humanismo (desejo de poder) que exercem pressão e influencia sobre os adolescentes e jovens.

Por isso João escreve nitidamente: “Não amem o mundo, nem o que nele há...” I Jo 2: 15.

Quanto mais se amar o mundo maior esfriamento se terá.

Quantos de nós, concordamos com esta veemente afirmativa: “O mundo tem muitos atrativos para os adolescentes e jovens!”. E neste diapasão, queremos introduzir metodologias do mundo para atrair os jovens.

Mas a Palavra de Deus a respeito do mundo é enfática em dizer: “O Mundo inteiro jaz no maligno” – I Jo 5: 19 (o mundo no sentido de sistema está enterrado no Diabo)

“Não ameis o mundo... Pois tudo que há no mundo... não provém do Pai...” I Jo 2: 15-16 (se não provém do Pai não é bom o seu conteúdo)

Lamentavelmente hoje, tem se trazido os atrativos do mundo, para dentro da caverna, entenda-se: Igreja, Lares, em resumo o Coração do Ser.

Temos Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e a Sua Palavra. Se estes não forem os maiores atrativos para os adolescentes e jovens nós como Eclésia estamos perdidos!

Resenha do documentário Autoridade policial por Wagner Pedro

Disputa de Fronteira entre Terras de Brancos e Índios As disputas de fronteira entre as terras dos brancos e dos índios nos Estados Unidos ...