quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Da pré-história a era moderna – Pontos relevantes – Por Wagner Pedro

É sabido que o estilo de vida em família consequentemente em sociedade mudou muito, neste processo chamado de evolução social.
No período, mas antigo da história, podemos observar o homem como provedor, e a mulher como procriadora e dada aos cuidados da prole e a dos filhos com a única função de aprenderem os métodos de sobrevivência, sem terem maiores aspirações.
Como na alegoria da Caverna proposta por Platão, o homem no seu isolamento, não consegue se desenvolver, tão pouco deixando de interagir com o mundo e com outras pessoas. Como diria John Donne: - “Nenhum homem é uma ilha isolada”.
O método de ensino era basicamente o da “repetição” ou “imitação”, inibindo a criatividade do indivíduo e as novas descobertas.
Na animação “Os Croods”, mostra uma personagem com uma mente moderna em um contexto retro, quando da impulsividade de uma adolescente que quebra os paradigmas do seu meio de convívio, esta personagem chamada "Eep" se permite descobrir a si mesma e ao mundo a seu redor. Desta forma, galgando experiências nunca antes imaginadas ou vividas por ela.
Cumpre mencionar que, a vida com dignidade só ocorre, quando damos liberdade de ultrapassar limites e desfrutar o melhor que o Criador tem nos dado aqui na terra para desfrutarmos.
Nos derradeiros dias, vemos que estamos no sentido inverso do processo que nos proporcionou crescimento.  Sempre a humanidade esteve em um constante processo de modificações.
A lenha cedeu lugar ao carvão, que foi substituído pelo fogão a gás, que cedeu lugar ao fogão elétrico, hoje desafiado pelo micro-ondas.
O homem andou a pé, depois cavalgou em diferentes animais, mais tarde inventou carros primitivos, este substituído por verdadeiras máquinas esportivas, depois veio o avião e por fim, poderosos jatos que cruzam os oceanos.
Em todas as áreas houve evoluções, mas sempre com muitos obstáculos. Poderíamos fazer menções históricas aqui acerca de previsões negativas ao processo de evolução, tais como:
“O cavalo está aqui para ficar; contudo, o automóvel é apenas uma novidade, uma moda passageira.” Palavras ditas pelo Presidente do Michigan Savings Bank, em 1903, aconselhando o advogado de Henry Ford a não investir na Ford Motor Co.
“O microscópio serve apenas para confundir-nos mais ainda.”
‘Georg Christoph Lichtenberg’, escritor e físico alemão 1742-1799
“É impossível juntar elementos conhecidos numa máquina capaz de voar na atmosfera. É um fato físico definitivo.” Cientista escrevendo a respeito dos planos dos irmãos Wrigtht, inventores americanos e pioneiros da aviação a motor.
“Minha imaginação recusa-se a crer que um submarino possa fazer outra coisa além de sufocar sua tripulação e afundar no mar.” ‘Herbert George Wells’, escritor inglês – 1902
“Colocar um homem num foguete de várias etapas e lançá-lo ao campo gravitacional da Lua, onde possa fazer observações científicas e talvez pousar na superfície lunar para depois voltar à Terra – eis um sonho fantástico digno de Júlio Verne.” ‘Lee De Forest’ – pioneiro em eletrônica – 1926
“As viagens espaciais são mera bobagem.” ‘Richard Woolsey’ – Astrônomo oficial do governo britânico – 1956
“Eles já estão circulando, mas apenas na cabeça dos sonhadores.” Periódico aeronáutico, comentando sobre os satélites artificiais em 1949
Esses são alguns exemplos com o escopo de demonstrar que, o homem tem que sempre se superar, esta é a formula da evolução.
O que vemos hoje é uma decadência em todas as áreas: espiritual, moral, e social.
Se perguntarmos a qualquer um sobre as invenções existe certo consenso que as maiores já fazem bastante tempo que foi inventado.
Até no meio do entretenimento, faz parecer que os maiores músicos, escritores, roteiristas de filmes já vieram a esta terra e deixaram sua contribuição.
Mas quero crer que isto é um fato temporal e regional, e este se prende ao motivo do homem voltar ao “ostracismo”, não se permitindo buscar novos conhecimentos e se contentando com o estado que se encontra.
Como na novela escrita por Kafka, que narra à história de Gregor que de tão apático se torna um inseto inútil, assim jaz a sociedade global, que ao invés de buscar soluções de conflitos e invenções para melhoria de população, estão buscando como bem diz as Sagradas Escrituras, cada um seu próprio interesse, abandonando a Graça de Cristo e deixando de contribuir com seu semelhante, e com o futuro das próximas gerações.
Talvez a solução para uma retomada neste processo seria voltarmos aos bons relacionamentos seja com Deus, com o próximo e com a si mesmo, se permitindo buscar o conhecimento por métodos intuitivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...